Parceria QualificaSUS reúne grupo com expertise na gestão da saúde
Pioneiro no país, projeto visa maximizar resultados assistenciais dos hospitais de Minas Gerais, evitando desperdícios e melhorando as entregas aos usuários
A Central dos Hospitais de Minas Gerais, em parceria com outras sete empresas com expertise no segmento de saúde (Federação das Unimeds MG, DRG Brasil, Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas, Fundação/Faculdade Unimed, Organização Nacional de Acreditação, Planisa e Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde), empenhadas em contribuir cada vez mais para melhoria na saúde em Minas Gerais, apresenta a Parceria QualificaSUS.
Seu principal objetivo é entregar valor na saúde pública e garantir o melhor desfecho assistencial aliado à otimização do uso dos recursos financeiros. Na prática significa não desperdiçar dinheiro público, melhorar as entregas de resultados assistenciais e proporcionar, de forma eficiente à população que recorre ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuidados e serviços essenciais ao seu atendimento. “Esta é uma iniciativa disruptiva e pioneira no Brasil. Estamos transformando a saúde no país, começando por Minas Gerais. A união de todas essas empresas com suas diferentes expertises irá contribuir enormemente para a sustentabilidade do setor saúde no Estado e para a qualidade de vida dos mineiros”, explica Renato Couto, presidente do DRG Brasil.
A Parceria QualificaSUS vai disponibilizar produtos e serviços aos hospitais da rede pública de Minas Gerais para que sejam capazes de cumprir os requisitos de acesso aos recursos financeiros provenientes do Valora Minas – política de atenção hospitalar com foco nos usuários do SUS – que vincula repasse de recursos a resultados assistenciais passíveis de mensuração.
Um dos diferenciais do QualificaSUS está no software baseado na metodologia DRG, que possibilita formação de banco de dados e adoção de indicadores para prover aos gestores, prestadores de serviços e secretarias de saúde informações consistentes para a tomada de decisões. “O software foi totalmente desenvolvido para a realidade da saúde pública brasileira e ajustado ao SUS. Isso reflete em modelos assistenciais capazes de reverter desperdício em economia e de entregar valor ao paciente”, afirma Renato Couto, presidente do DRG Brasil. Segundo ele, o grupo que está à frente da QualificaSUS é pioneiro na implantação do DRG Brasil, com experiência aplicada em mais de 340 hospitais no Brasil.
A Parceria conta com respeitadas instituições para atuar na capacitação dos profissionais de saúde, ofertando cursos para toda a equipe na implementação do DRG. São elas: Pós-graduação da Ciências Médicas, a Faculdade Unimed e a Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS). “Essas instituições já promoveram treinamento desta metodologia para mais de 5 mil profissionais da saúde. Além disso, temos em nossa equipe a Organização Nacional de Acreditação — ONA. Mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA”, explica Wesley Marques, Superintendente da Central dos Hospitais.
anexo 1 anexo 2 anexo 3
O foco é transformar a saúde no Brasil tendo como principal objetivo, entregar valor ao cidadão, seja na saúde suplementar ou na pública. “Por meio do QualificaSUS os hospitais irão se qualificar e preparar para conseguir melhores resultados, mais eficiência a e menos desperdícios. Este é um novo momento na história da medicina brasileira e este momento, começa em Minas”, finaliza Dr. Renato.
Crédito da fotos : divulgação