Geral

Pensando em abrir uma franquia, mas não sabe do quê? Conheça 5 vantagens do setor de óticas

 

 

Abril de 2022 – Entre as dúvidas mais comuns para quem quer abrir um novo negócio é “Será que a rentabilidade é boa?”, e claro, que com o segmento de óticas não é diferente. Em especial, o modelo de franquias desse setor traz muitos questionamentos sobre quais são as principais vantagens que têm a oferecer.

 

De acordo com Odilon Neto, fundador da QÓCulos, franquias de ótica, entrar para esse mundo é ter consciência de que ao mesmo tempo que você está se tornando um empreendedor e dono do próprio negócio, estará ajudando muitas pessoas a enxergar o mundo de forma mais nítida. Pois, principalmente no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 35 milhões de pessoas precisam usar óculos.

 

Inclusive, dados da Sociedade Brasileira do Varejo e do Consumo (SBVC), apontaram que apenas 1% dos maiores varejistas do Brasil pertencem ao setor, e tendo em vista, a alta demanda presente no país, o segmento de ótica tem muito a oferecer ainda.

 

Pensando nisso, Neto resolveu listar as cinco principais vantagens em investir em uma franquia de ótica:

 

  1. Marca já estabelecida e reconhecida

 

Não somente nesse setor, mas em qualquer outra área, uma das dificuldades que o empreendedor enfrenta é a de se estabelecer e se posicionar como marca. Quando se investe em uma franquia, essa preocupação já não existe mais, isso porque, ela já possui um nome conhecido no mercado.

 

Além disso, uma marca respeitada atrai clientes e quando se oferece bom atendimento e produto, o processo de fidelização com os consumidores é mais simples e fácil.

 

  1. Marketing incluso

 

Já diz o dito popular, “quem é visto, é lembrado”, sendo assim, dentro de uma franquia, os franqueados podem usufruir e desfrutar dos frutos das propagandas em nível nacional que a marca proporciona. Logo, se torna uma preocupação a menos.

 

  1. Fornecedores e preços

 

Outro benefício que o investimento em uma franquia proporciona é a possibilidade de já contar com fornecedores de qualidade, ou seja, o franqueado não precisa se preocupar de onde seus produtos estão vindo.

 

Além disso, como a franquia fecha uma quantidade de compra alta, os preços tendem a sair mais baratos e a revenda na sua loja também, sendo outro atrativo para os consumidores. Afinal, quem não quer pagar barato e ainda ter um óculos de qualidade?

 

  1. Suporte

 

Franquias de ótica são uma opção ainda melhor para quem está abrindo seu primeiro negócio, pois além de receber todo o suporte durante a compra e inauguração, eles ficam à disposição do franqueado, para ajudar tirando suas dúvidas, realizando treinamentos e até mesmo recursos já existentes, como estratégias de venda e administração.

 

  1. Óculos nunca irá sair de moda

 

Recentemente, a Academia Americana de Oftalmologia divulgou que até 2050, pelo menos 50% das pessoas no mundo precisarão utilizar meios como óculos e lentes para correção visual.

 

Ou seja, a tendência é que a necessidade do uso de óculos se torne ainda mais necessário com o passar dos anos e apesar de existirem diversos modelos, que variam de gosto para gosto, sua utilidade nunca deixará de existir, sendo um negócio rentável para sempre.

 

“Além de todas essas dicas, é importante que o investidor que desejar abrir uma franquia de ótica esteja atento à história da marca, presença forte do segmento, participação na ABF (Associação Brasileira de Franchising), aos os diferenciais que a marca oferece, entre outros tópicos. Assim, as pessoas se sentirão muito mais confiantes”, finaliza o fundador.

 

Sobre a QÓculos

 

A QÓculos é uma rede de franquias de óptica, que possui 27 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes. Inclusive, este ano a marca ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2022, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que tem como objetivo distinguir marcas que são referências das melhores práticas do setor no país.