Perseguição Religiosa: multidão queima igrejas e casas de cristãos (vídeos)
Pelo menos 15 igrejas foram atacadas e centenas de casas destruídas depois que extremistas começaram a violência no Paquistão. Agressores começaram a atirar móveis para as ruas (vídeo no link) enquanto apelavam à morte do acusado de blasfêmia
Uma fuga em massa de cristãos da cidade de Jaranwala, no Punjab, perto de Faisalabad, no Paquistão, aconteceu nesta quarta-feira, 16 de agosto, quando um grupo de fanáticos começou a atirar pedras e atear fogo em edifícios da Igreja. O incidente aconteceu após uma acusação de blasfêmia contra um cristão, alegando profanação ao Alcorão e insulto ao Profeta do Islã.
Os agressores atiravam móveis para as ruas (vídeo no link) enquanto apelavam à morte do acusado de blasfêmia. Mensagens dos alto-falantes das mesquitas exortavam a população local a “sair e matar” os cristãos. (Imagens e vídeos dos ataques disponíveis no link: https://acnbr-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/rodrigo_acn_org_br/EmN6_wFL3ZFAt12l3PDyFIoBT7r6pc4PU9oXJ70ivyNGSQ?e=j9GKXg)
Até o momento, não há relatos de mortes. Os cristãos de Jaranwala começaram a deixar suas casas às 5h desta manhã, depois que os muçulmanos locais os avisaram que um ataque estava chegando.
O padre Tanveer disse que mais policiais foram mobilizados, mas não havia garantia de que a situação seria controlada porque os extremistas estavam bem armados e pretendiam continuar os atos em resposta ao suposto incidente de blasfêmia.
Em contato com a ACN Internacional, o padre Abid Tanveer, vigário geral da diocese católica de Faisalabad, relatou que “a situação é muito assustadora. Os cristãos estão com medo. Muitas pessoas perderam seus pertences, perderam tudo. Eles não sabem o que fazer ou para onde ir.” Ele terminou nos pedindo oração pelo povo, e para que as vidas sejam protegidas.
Um clérigo disse que até 2.000 pessoas fugiram de suas casas. O padre Tanveer relatou que 13 igrejas pertencentes a diferentes denominações cristãs foram atacadas, algumas delas incendiadas, assim como a casa de um catequista e uma casa paroquial.
Padre Khalid, pároco de St Paul’s, Jaranwala, teve que se trancar dentro da casa paroquial enquanto extremistas a cercavam gritando e exigindo que ele saísse. Quando o padre, enfim, saiu, os agressores adentraram na secretaria da paróquia, destruindo e queimando certidões de batismo, casamento e óbito.
Um cristão em Faisalabad disse à ACN: “É absolutamente assustador. Não sabemos o que vai acontecer depois.” Outro líder do clero paquistanês de Faisalabad disse: “Condenamos totalmente este ato de terrorismo brutal. “As pessoas que atacam cristãos inocentes e queimam suas casas têm uma mentalidade de terrorismo.”
Sobre a ACN (Ajuda à Igreja que Sofre)
A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia que auxilia a Igreja por meio de informações, orações e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende mais de 5.000 pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 130 países, incluindo: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa – incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas; apoia padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e restauração de igrejas e demais instalações eclesiais; programas religiosos de comunicação; e ajuda aos refugiados e vítimas de conflitos.
