Geral

Pioneirismo e recorde com sistema de operação para não tripulados rendem homenagem à Construtora Barbosa Mello

Reconhecimento foi anunciado no lançamento do Ranking da Engenharia Brasileira e destaca trabalho inovador da construtora, que completou 65 anos em 2023

Caminhão não tripulado da Construtura Barbosa Mello

A Construtora Barbosa Mello foi homenageada nesta terça (26/9) durante o lançamento do Ranking da Engenharia Brasileira 2023, pesquisa anual feita pela revista especializada “O Empreiteiro” e uma das mais importantes do setor no país.

 

O reconhecimento veio pelo marco atingido pela CBM em uma de suas obras com o recorde de 2 milhões m³ de materiais escavados e transportados por veículos não tripulados, tendo sido a construtora a pioneira no Brasil no desenvolvimento de um sistema de operação para este tipo de equipamento.

 

De acordo com a CBM, que completou 65 anos em julho deste ano, o grande feito neste desenvolvimento foi integrar projetos multidisciplinares para a realização de obras em áreas de risco à presença humana, executando obras com precisão.

 

Tudo começa com um escaneamento da área feito por drones. As informações vão para nuvem e delas são gerados projetos 3D, que são transmitidos por Wi-Fi para os equipamentos. Os operadores, locados em um espaço de trabalho a 15 quilômetros das obras, integram todos esses dados controlando os veículos remotamente. Já a equipe CBM de gestão da obra capta todos os dados para fazer a comparação dos indicadores com aquilo que foi planejado para a execução das atividades.

 

O projeto contempla ainda o uso de IoT (Internet of things) para o gerenciamento de dados de produtividade e registros, em tempo real. Estas máquinas que operam no módulo Não Tripulados, também são embarcadas com sistema de Machine Control, que permite que seus sistemas movimentem as lâminas automaticamente, realizando cortes e aterros, cabendo aos operadores se concentrarem nos deslocamentos dos equipamentos, para que eles realizem suas atividades conforme a programação.

 

O desenvolvimento do sistema de não tripulados no estado de Minas começou em 2019 e, ao longo dos últimos quatro anos, contou com mais de 600 profissionais.

Para Alícia Figueiró, vice-presidente corporativo da CBM, a homenagem de O Empreiteiro é “mais um incentivo para a CBM se manter na vanguarda da engenharia, trazendo inovação para contribuir para o desenvolvimento das áreas de atuação em que atua.”

Nesta edição da pesquisa (a 52ª da história), além do reconhecimento especial, a CBM mais uma vez aparece no Top 10 do Ranking da Engenharia Brasileira 500 Grandes da Construção.

Sobre a Construtora Barbosa Mello – Com 65 anos de atuação no mercado, a Construtora Barbosa Mello (CBM) vem implantando soluções de engenharia e construção por todo o Brasil. A CBM está presente no setor de construção pesada de obras industriais, mineração, saneamento, rodovias, aeroportos etc. Com atividades diversificadas, a construtora aporta inovação e engenharia de valor em seus trabalhos, com o uso de novas tecnologias, um parque de equipamentos robusto e uma mão de obra cada vez mais qualificada. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as quatro melhores no ranking setorial de Construção e Engenharia do Prêmio Valor Inovação, pelo Valor Econômico; pela terceira vez, recebeu o Prêmio Inova Infra na categoria Tecnologia Digitais com o case “Construção Modular Integrada às metodologias FEL, BIM e Lean”; e foi TOP 3 do ranking setorial do Valor 1000. Já em 2022, foi eleita a melhor empresa na gestão de pessoas pelo prêmio Valor Carreira, realizado pelo Valor Econômico. No ranking 500 Grandes da Construção, elaborado pela revista OE, mais uma vez aparece no Top 10 do país.