Por soluções para a limpeza urbana, Barão de Cocais adota frentes de atuação
Soluções definitivas para o fortalecimento da limpeza urbana estão sendo realizadas pela Prefeitura de Barão de Cocais. São três frentes de atuação que, juntas, irão corresponder às principais medidas de ação.
Soluções definitivas para o fortalecimento da limpeza urbana estão sendo realizadas pela Prefeitura de Barão de Cocais. São três frentes de atuação que, juntas, irão corresponder às principais medidas de ação.
Em reunião nesta quarta-feira (27), o prefeito Décio dos Santos e o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Lage, discutiram com representantes de empresas da região uma dessas medidas: a lavagem dos veículos antes de trafegarem no município. Participaram da reunião as empresas Gerdau, Vale, GSM e MR.
As outras duas frentes de atuação compreendem a lavagem noturna das principais vias do município, processo em licitação com sessão agendada para o próximo dia 05 de novembro; e a construção da Via do Minério por meio de parceria com a iniciativa privada, diminuindo o fluxo de caminhões e demais veículos de empresas mineradoras.
Sobre a lavagem de veículos, sobretudo das caixas de rodas, o prefeito Décio dos Santos ressaltou a necessidade de se manter o diálogo com as empresas para a implantação ocorra em tempo hábil para o município. “Optamos temporariamente por retirar o projeto de multa aos veículos sujos para que a instalação do sistema de lavagem por parte das mineradoras aconteça dentro do prazo que iremos estipular, que deverá ser de 06 meses”, esclareceu o chefe do Executivo.
O projeto
A proposta enviada à Câmara altera a lei complementar 1.778, de 02 de setembro de 2016, “proibindo a circulação de veículos com potencial de causar danos a pessoas e vias públicas em decorrência de depósito de resíduos industriais e de mineração”.
O projeto determina que a fiscalização, antes de aplicar a multa, terá que fazer um relatório fotográfico dos veículos, identificação do condutor, com nome completo, CPF, RG e CNH, identificação do veículo com placa, código Renavam, número do chassi, marca, modelo e ano de fabricação.