Geral

Presença digital fará diferença em vendas no Dia dos Namorados 

 

 

Especialista em Administração dá orientações para se destacar no mercado online nos dias que antecedem a data
Minas Gerais, junho de 2022 – Para o setor comercial e varejista, o Dia dos Namorados é uma das principais datas comemorativas do primeiro semestre e representa a oportunidade de impulsionar vendas e conquistar novos clientes. Com a proximidade do segundo domingo de junho, as estratégias de negócios online se intensificam para alcançar o público que ainda não fez suas compras — de acordo com pesquisa do Mercado Ads feita em parceria com o Instituto Ipsos, 91% das pessoas procuram seus presentes na internet.

 

Segundo o coordenador do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, professor Wesley Sobrinho, os dias que antecedem a comemoração provocam os picos de vendas. “Planejar estratégias durante a alta temporada é uma grande aposta no meio digital. O ideal é fazer uma análise de vendas em períodos anteriores e levar em conta a realidade do momento. Manter um estoque baseado na sazonalidade de cada produto é uma boa decisão para minimizar os custos e evitar produtos parados. Além disso, pensar na cadeia de suprimentos é fundamental para não ter faltas ou atrasos dos produtos que podem lhe trazer bons lucros e que geram maior desejo de compra nos clientes”, aconselha o professor.

 

Dentre as oportunidades que o docente enxerga para o empreendedorismo online, a aderência ao marketplace e a promoção de lives são imprescindíveis. “Se promover nas mídias sociais tem se mostrado um bom caminho para divulgar produtos e serviços. Então se você deseja ter uma boa visibilidade do seu produto é importante pensar na forma como você está promovendo este produto”, diz Sobrinho. Para quem está pensando em iniciar neste meio, é importante destacar as qualidades, para qual público se destina, quais são os principais diferenciais de cada item. Uma boa descrição de cada item deixa os clientes mais seguros no momento da compra.

 

O professor ressalta que o marketplace, modelo de negócio parecido com um shopping virtual, é diferente de um e-commerce, em que o empreendimento tem um endereço na rede exclusivo para suas vendas. “Encontrar itens da lista de compra apenas com um clique tem ganhado maior aderência do público. O modelo de trabalho e de consumo mudou em dois anos, hoje ir as compras presencialmente só em caso de extrema emergência. Hoje quem pretende iniciar no marketplace tem a seu favor a projeção que as mídias propiciam”, afirma Sobrinho.

 

Esses locais são propícios para encontrar diferentes públicos em busca de compras rápidas. Uma estratégia de marketing para apresentar produtos e promoções é o preparo de transmissões ao vivo. “Um ponto importante na realização das lives é cuidar do entorno, isto é, em uma iluminação adequada, no plano de fundo, nos detalhes da fala, no destaque do produto. Enfim, o que vai contar é a imagem que vai ficar associada ao produto e a você. Então é importante caprichar”, reforça o professor.

 

 

MARKETING DIGITAL
Mesmo nos últimos dias que antecedem uma data comemorativa, o planejamento de marketing digital trará diferença nos lucros de um negócio. O ponto inicial, segundo Wesley, é entender quais são as demandas e as principais características do público-alvo. “Justamente por ser um espaço com públicos diferentes, no meio digital é essencial fazer um mapeamento da audiência, pois só assim você entenderá que tipo de campanha deve ser trabalhada”, explica.

 

Os conceitos trabalhados no campo digital exigem flexibilidade e adaptação do empresário, uma vez que as transformações na internet são constantes e rápidas. “Comemoração como o Dia dos Namorados é uma data tradicional, por isso é importante trazer propostas inovadoras que ganham aprovação do público para planejar uma nova campanha é preciso ter um olhar voltado para o futuro e nas próximas tendencias do ambiente digital e do mercado”, finaliza o professor.

 

Sobre a Faculdade Pitágoras  
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.

 

Sobre a Kroton 
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.