Presença digital fará diferença em vendas no Dia dos Namorados
Especialista em Administração dá orientações para se destacar no mercado online nos dias que antecedem a data
Segundo o coordenador do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, professor Wesley Sobrinho, os dias que antecedem a comemoração provocam os picos de vendas. “Planejar estratégias durante a alta temporada é uma grande aposta no meio digital. O ideal é fazer uma análise de vendas em períodos anteriores e levar em conta a realidade do momento. Manter um estoque baseado na sazonalidade de cada produto é uma boa decisão para minimizar os custos e evitar produtos parados. Além disso, pensar na cadeia de suprimentos é fundamental para não ter faltas ou atrasos dos produtos que podem lhe trazer bons lucros e que geram maior desejo de compra nos clientes”, aconselha o professor.
Dentre as oportunidades que o docente enxerga para o empreendedorismo online, a aderência ao marketplace e a promoção de lives são imprescindíveis. “Se promover nas mídias sociais tem se mostrado um bom caminho para divulgar produtos e serviços. Então se você deseja ter uma boa visibilidade do seu produto é importante pensar na forma como você está promovendo este produto”, diz Sobrinho. Para quem está pensando em iniciar neste meio, é importante destacar as qualidades, para qual público se destina, quais são os principais diferenciais de cada item. Uma boa descrição de cada item deixa os clientes mais seguros no momento da compra.
O professor ressalta que o marketplace, modelo de negócio parecido com um shopping virtual, é diferente de um e-commerce, em que o empreendimento tem um endereço na rede exclusivo para suas vendas. “Encontrar itens da lista de compra apenas com um clique tem ganhado maior aderência do público. O modelo de trabalho e de consumo mudou em dois anos, hoje ir as compras presencialmente só em caso de extrema emergência. Hoje quem pretende iniciar no marketplace tem a seu favor a projeção que as mídias propiciam”, afirma Sobrinho.
Esses locais são propícios para encontrar diferentes públicos em busca de compras rápidas. Uma estratégia de marketing para apresentar produtos e promoções é o preparo de transmissões ao vivo. “Um ponto importante na realização das lives é cuidar do entorno, isto é, em uma iluminação adequada, no plano de fundo, nos detalhes da fala, no destaque do produto. Enfim, o que vai contar é a imagem que vai ficar associada ao produto e a você. Então é importante caprichar”, reforça o professor.
MARKETING DIGITAL
Os conceitos trabalhados no campo digital exigem flexibilidade e adaptação do empresário, uma vez que as transformações na internet são constantes e rápidas. “Comemoração como o Dia dos Namorados é uma data tradicional, por isso é importante trazer propostas inovadoras que ganham aprovação do público para planejar uma nova campanha é preciso ter um olhar voltado para o futuro e nas próximas tendencias do ambiente digital e do mercado”, finaliza o professor.
Sobre a Faculdade Pitágoras
Sobre a Kroton
|