Projeto busca capacitar crianças e adultos par a aplicação de primeiros socorros
Por conta do aumento de acidentes e mal súbitos, o programa Mãos que Salvam Vidas realiza atividades em empresas e escolas para capacitar a população de forma gratuita
Belo Horizonte, 11 de julho de 2023 – De acordo com dados divulgados pelo AEPS (Anuário Estatístico da Previdência Social) 2021, os acidentes no trabalho tiveram um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Por sua vez, segundo a ONG Criança Segura, os acidentes são as maiores causa de morte de crianças entre zero e 14 anos de idade no Brasil. Grande parte dos casos poderia ser evitada com um pronto atendimento realizado por alguém preparado. O projeto Mãos que Salvam Vidas busca capacitar a população para ações primeiros socorros gratuitamente
Segundo Grazyelle Souza, enfermeira emergencista e docente do curso de enfermagem da Newton Paiva, os acidentes ou mal súbito costumam acontecer diante de pessoas leigas. “Em um desses momentos, ter por perto pessoas que que saibam aplicar os primeiros socorros pode ser decisivo. Esses métodos são fundamentais para identificar e prevenir possíveis agravos, além de possibilitar que a vítima fique estável até a chegada dos profissionais da saúde”, explica.
Foi por conta dessa necessidade que surgiu o projeto Mãos que Salvam Vidas, uma extensão do curso de enfermagem. “O programa vem como uma estratégia que visa salvar vidas e minimizar a ocorrência de lesões e morte em decorrência de uma parada cardiorrespiratória presenciadas no ambiente extra-hospitalar, integrando o impacto social ao impacto acadêmico”, conta Grazyelle. Assim, os estudantes do curso de Enfermagem realizam atividades educativas para adultos e crianças, em escolas, empresas e instituições.
Além de fazer com que pessoas sem o preparo consigam ter acesso a esse conhecimento, os alunos são beneficiados pela possibilidade de atuarem em um projeto de caráter multiprofissional e interdisciplinar. “Também desenvolvem habilidades para a realização de trabalhos de pesquisa e extensão”, acrescenta Souza. O projeto busca promover saúde e qualidade de vida da população, envolvendo assim os discentes e docentes da Newton Paiva.
Sobre o Centro Universitário Newton Paiva
Com 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.
Atualmente a Newton Paiva oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NUCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado.
Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.