Projeto gratuito do UniBH atende gestantes e parturientes para orientar sobre amamentação e estratégias de alimentação
Dia das Mães é data para trazer a maternidade real em pauta e falar sobre o necessário apoio ao maternar desde a gestação
Quando começa a maternidade? Logo quando o bebê nasce? Para Mara Dias, professora de nutrição do UniBH e coordenadora do projeto Uni Amamenta, uma mãe “nasce” antes do bebê chegar a este mundo. “Uma mãe se prepara para entrar no período de amamentação, antes mesmo do nascimento da criança. O ideal é ter acompanhamento e orientação ainda no período da gestação, pois, nem sempre, a amamentação é um processo tranquilo”, conta ela. A recomendação é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e que a amamentação se prolongue por dois anos ou mais, sendo que nos primeiros seis meses a criança deve receber somente leite materno.
O projeto Uni Amamenta oferece, gratuitamente, uma rede de apoio às mulheres que necessitam de orientações e auxílio para a amamentação e a chegada do bebê. “Posições adequadas, pega correta, livre demanda, como saber se o bebê está saciado. São várias as questões que envolvem essa fase tão repleta de cumplicidade entre mães e filhos. Por isso, nosso projeto de extensão contempla mães de todo Brasil, graças à globalização, e de forma gratuita com atendimento remoto via Zoom”, conta Mara. Os atendimentos e cursos onlines são formados por equipes multidisciplinares com alunos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia, todos sob a coordenação da professora de nutrição.
Mara ressalta ainda que as mães têm apoio dirigido, com respeito à realidade de cada uma. “O ideal é que este acompanhamento se inicie já na gestação, orientando-as quanto ao manejo, ordenha e técnicas corretas. E, no pós-parto, oferecer as orientações essenciais em caso de dificuldades em intercorrências comuns como ingurgitamento mamário (enchimento excessivo das mamas, que as deixam doloridas) e práticas de alimentação.”
Este, inclusive, é um dos diferenciais do Uni Amenta. “As equipes de nutrição vão atuar durante a gestação e também, no pós-parto. Essa orientação é muito importante para garantir que mães e bebês sigam saudáveis durante a gravidez e também, enquanto a amamentação ocorrer”, lembra a professora. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade na vida adulta, além de proteger a mãe contra alguns tipos de câncer e ajudar na recuperação pós-parto.
Os atendimentos do Uni Amamenta acontecem online, todas às quartas-feiras, de 19h às 20h, através do link de inscrição: https://forms.gle/
Serviço
Uni Amamenta – atendimento gratuito a gestantes e puérperas
Quando: às quartas-feiras, de 19h às 22h. Não é necessário agendamento.
Onde: através do link: https://forms.gle/

Visualizar todas as imagens em alta resolução