Penúltima etapa da Formula 1, Circuito de Gidá, Arábia Saudita 05/12/2021
O Circuito Urbano de Gidá é um local de corrida de automóveis localizado em Gidá, na Arábia Saudita, próximo ao Mar Vermelho.[1] É um circuito de rua projetado para receber o primeiro Grande Prêmio da Arábia Saudita, que será um evento do Campeonato Mundial de Fórmula 1. O circuito foi projetado pelo arquiteto de circuitos Hermann Tilke e que está previsto para fazer sua estreia no calendário da Fórmula 1 em 2021.[2][3]
Circuito Urbano de Gida
Informação geral
Localização
Gidá, Arábia Saudita
Fuso horário
UTC+3
Coordenadas
21° 37′ 55″ N 39° 06′ 16″ E
Arquiteto
Hermann Tilke
Eventos principais
Fórmula 1
GP da Arábia Saudita
(2021–presente)
Fórmula 2
(2021–presente)
Circuito Grand Prix
Superfície
Asfalto
Comprimento do circuito
6,175 km (3,836 mi)
Curvas
27
Pista
O Circuito Urbano de Gidá, que fica a 12km do centro da cidade de Gidá, será composto por 27 curvas e terá 6,175 km de comprimento por volta, fazendo dele o segundo maior traçado da temporada, atrás apenas de Spa-Francorchamps, que tem 7,004 km. A expectativa é que assim como em outros circuitos do calendário, a exemplo de Singapura, Barém e Abu Dhabi, a corrida na pista de Gidá seja realizada à noite, sob as luzes de milhares de refletores. A expectativa é que os carros consigam completar uma volta com velocidade média de 250 km/h, fazendo da pista de Gidá o circuito de rua mais rápido do calendário e um dos mais rápidos em geral. Monza, o mais veloz, tem recorde de velocidade média de 264,4 km/h. Apesar do fato de ser um circuito de rua, estreito e com poucos pontos de ultrapassagem, a categoria afirma que há o potencial para três zonas de DRS (asa móvel), o que pode facilitar as disputas por posições.
E vale lembrar que a disputa está acirrada entre Hamilton e Vestappem, 8 pontos deram os dois primeiros colocados no campeonato.
Caso Vestappem ganhe a corrida e Hamilton não pontue será coroado o campeão mundial de F-1 em 2021. E aguardar para ver