Quatro dicas para ter um delivery eficiente e com boa performance de vendas
Franqueado do ano 2022 da ABF, com o case ‘Delivery para todos’, empresário da Água Doce de Araraquara ensina como aumentar as vendas na plataforma
São Paulo (SP), junho de 2023: Desde 2020 com a pandemia da COVID-19, o delivery se tornou uma ferramenta primordial para os negócios de alimentação. Após a volta das atividades presenciais, foi preciso se adequar ao novo hábito de consumo da população, que preza pelos serviços in loco e também pelas entregas em domicílio. Pensando nisso, o empresário André Ribeiro, sócio da Água Doce Sabores do Brasil de Araraquara, cidade do interior de São Paulo, e franqueado do ano 2022 da ABF, com o case ‘Delivery para todos’, ensina quatro dicas para ter uma ferramenta eficiente e com boa performance de vendas.
Manter qualidade do produto: É uma dica simples e fundamental, mas que precisa ser sempre reforçada. A qualidade dos produtos é primordial para que se tenha destaque nas vendas por delivery. Invista em ingredientes de qualidade e uma boa equipe de cozinha para preparos com excelência, agilidade e organização.
Tempo de entrega: O tempo de entrega é um dos requisitos mais importantes para a escolha do restaurante nas plataformas de delivery. Organize sua cozinha e sua equipe para atender um pedido com o menor tempo possível. Avalie e elenque prioridades para manter a qualidade do atendimento tanto no salão, de forma presencial, quanto nas entregas em domicílio. Se for necessário, administre o tempo de entrega direto da plataforma de delivery, porém evite fechar o restaurante no aplicativo. Esta estratégia prejudica sua reputação perante os clientes.
Embalagens: O primeiro contato do cliente com seu produto será por meio das embalagens. Logo, elas são necessárias para criar uma boa experiência de consumo, contribuindo para recorrência de compra em seu negócio. Uma embalagem com boa estrutura, com separação de guarnições, tecnologias para manter a refeição aquecida e visual atualizado atraem os clientes que buscam por diferenciais durante a refeição. Opte por embalagens que mantém as características dos alimentos, como se fossem servidos na hora, em seu restaurante.
Promoções: No mercado existem opções de plataformas de delivery que oferecem diversas estratégias para que seu negócio seja destacado. Uma delas são as promoções, que variam entre entrega gratuita, de determinado valor/por valor com preço reduzido, descontos da semana, entre outras ações que permitem um melhor posicionamento na listagem de restaurantes da sua região. Com isso, o algoritmo da ferramenta identifica suas campanhas, criando ‘push’ no aplicativo, sinalizando o cliente das novidades. Ou seja, criar promoções se torna um diferencial neste ambiente de negócio.
Segundo André, o delivery não é mais um complemento de faturamento dos negócios do setor de Food Service, e sim uma parte essencial da operação. No restaurante da Água Doce de Araraquara, por exemplo, as vendas com a ferramenta representam até 30% do faturamento mensal. “Enxergo que o segmento de alimentação ainda tem muito para explorar no delivery, identificando novas oportunidades de chegar até o cliente, criando estratégicas para ampliar a recorrência e prestando um serviço de qualidade, tornando a experiência mais personalizada e gerando fidelização. O consumidor brasileiro tende a ser muito exigente e isso, consequentemente, determina o alto nível de excelência dos negócios”, finaliza.
Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.