Saúde

Quebra da rotina nas férias pode alterar funcionamento do corpo e dos hormônios

5 orientações de uma Endocrinologista de como manter o corpo e os hormônios em equilíbrio durante as férias

Endocrinologista explica as principais mudanças no organismo causadas por noites mal dormidas e alimentação desorganizada.

As férias costumam ser associadas ao descanso e ao lazer, mas também podem trazer mudanças importantes na rotina que impactam diretamente o funcionamento do corpo. Horários irregulares de sono, alimentação desorganizada, aumento do consumo de açúcar e bebidas alcoólicas, além da redução da atividade física, podem provocar desequilíbrios hormonais e refletir na saúde física e emocional.

De acordo com a professora de Endocrinologia da Afya Vitória, Alana Rocha Puppim, o organismo funciona a partir de ritmos bem definidos. Nosso corpo é regulado por um relógio biológico. Quando alteramos drasticamente horários de sono e refeições por vários dias seguidos, os hormônios responsáveis pelo metabolismo, pelo apetite e pelo humor sofrem interferências importantes, explica.

Um dos principais afetados é o sono, fundamental para a produção e liberação de diversos hormônios. Dormir pouco ou em horários irregulares altera a secreção da melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, e impacta diretamente o cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Com noites mal dormidas, o cortisol tende a ficar elevado, o que favorece o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal, além de aumentar a sensação de cansaço e irritabilidade”, destaca a especialista.

A alimentação desregrada também exerce um papel central nesse processo. O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gordura, interfere nos hormônios que controlam a fome e a saciedade, como a insulina, a leptina e a grelina. Quando há muitos picos de açúcar no sangue, a insulina trabalha de forma desordenada, o que pode levar ao ganho de peso, aumento da resistência insulínica e maior risco de desenvolver diabetes a longo prazo”, alerta  Dra. Alana.

Outro ponto de atenção é o impacto sobre o humor e a saúde mental. Alterações hormonais associadas ao sono irregular e à má alimentação podem intensificar sintomas de ansiedade, dificultar a concentração e reduzir a disposição para retomar a rotina após as férias. “É comum que as pessoas se sintam mais cansadas e desmotivadas no retorno ao trabalho ou aos estudos, justamente porque o corpo precisa de tempo para se reorganizar”, explica a professora.

Para minimizar esses efeitos, a endocrinologista da Afya reforça que não é necessário abrir mão do descanso, mas sim buscar equilíbrio. Férias não precisam ser sinônimo de descontrole. Pequenos ajustes já ajudam o organismo a manter seu ritmo e evitam impactos maiores na saúde”, orienta.

Confira as orientações da especialista para manter os hormônios em equilíbrio também durante as férias:

  1. Mantenha horários aproximados para dormir e acordar, mesmo durante o descanso.
  2. Evite exageros frequentes no consumo de açúcar, álcool e alimentos ultraprocessados.
  3. Hidrate-se bem, especialmente em dias mais quentes.
  4. Inclua alguma atividade física leve na rotina, como caminhadas.
  5. Respeite os sinais do corpo, como fome, saciedade e cansaço.

Sobre a Afya 

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br eir.afya.com.br.

Visualizar todas as imagens em alta resolução

Deixe um comentário