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Rota do Desenvolvimento do Marajó é a principal obra de infraestrutura apresentada em Dubai

 

Ligação entre Barcarena-Ponta das Pedras até Afuá terá 295 quilômetros de extensão e tem o objetivo de ligar o arquipélago com o resto do país por via terrestre

Para promover o desenvolvimento socioeconômico do arquipélago do Marajó, o Governo Federal pretende atrair investimentos para o setor de infraestrutura. Por isso, durante a Expo Marajó — que ocorre entre os dias 10 e 19 de dezembro de 2021 —, no Pavilhão Brasil da Expo 2020 Dubai, será apresentado o projeto da Rota do Desenvolvimento local. O planejamento inclui a construção de uma rodovia de 295 quilômetros entre Barcarena-Ponta de Pedras até Afuá, no Pará.

A iniciativa compõe o Programa Abrace o Marajó, que reúne 133 iniciativas de 16 órgãos públicos e da sociedade civil. No total, o governo prevê o investimento, até 2023, de R$ 720 milhões. Com a exposição internacional, a intenção é atrair ainda mais recursos para as ações.

“O projeto deste Anel Rodo-Hidroviário, que inclui a Ponte Marajó, e que ligaria a Belém, Macapá e Oiapoque, é uma obra essencial para a formação do maior Anel Viário da Região Norte do Brasil. Será um grande vetor de desenvolvimento econômico regional, além de garantir mais acesso a direitos para toda a população local”, avaliou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, responsável pela coordenação do Programa Abrace o Marajó.

Obra

Para a execução da obra da Rota do Desenvolvimento do Marajó, como é chamada a rodovia, ainda serão necessários estudos geológicos, de tráfego viário, topográficos, de análise do curso das águas que atravessam o traçado, da situação fundiária dos imóveis particulares localizados no trecho, a identificação dos espaços territoriais especialmente protegidos e dos impactos ambientais e na população local. Juntas, as iniciativas necessitam do aporte de mais de R$ 4,5 milhões para serem realizadas.

Após os estudos, o projeto básico da obra é avaliado em R$ 45,2 milhões. Nesta etapa, são identificados os elementos constituintes da obra, tipos de serviços a executar, materiais e equipamentos a incorporar, subsidiar soluções técnicas globais e localizadas para a execução da obra e adequação de métodos, além de subsidiar a montagem do plano de licitação e gestão da rodovia.

Além da construção da rodovia, o saneamento básico é outro tema importante para a região. Por isso, é necessário realizar a análise da viabilidade econômica da expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) para atendimento da meta estabelecida no novo Marco Legal do Saneamento Básico, no caso atendimento de 90% da população de municípios a serem selecionados da Ilha do Marajó até o ano de 2033. O estudo está orçado em R$ 430 mil.