Geral

Saiba como funcionam os leilões de energia

 

 

Mecanismo é basicamente um processo licitatório criado pelo poder público com o objetivo de melhorar o atendimento do SIN e atender a demanda de mercado

 

Foto: Pixabay

Nova Lima (MG), junho de 2022 – Você já ouviu falar em leilões de energia? Esse mecanismo é basicamente um processo licitatório criado pelo poder público com o objetivo de atender a demanda futura das distribuidoras com a concessão de novas usinas e contratos de longo prazo de fornecimento de eletricidade.

 

De acordo com a SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país, os leilões são divididos de acordo com o tipo de empreendimento (novo ou existente). Os leilões de energia nova, são os responsáveis pela expansão da matriz energética do país e normalmente destinam-se à contratação no médio prazo (contratos de 3, 4 ou 5 anos – leilões A-3, A-4 e A5 respectivamente). Os leilões de energia existente são para contratação no curto prazo de usinas já construídas (A-1).

 

Segundo a integradora, as fontes renováveis como a solar e eólica têm dominado os leilões de energia nova, já que a redução no preço dos projetos dessas fontes permite que os preços ofertados sejam os mais competitivos do mercado.

Usina Lyra II, construída pela SolarVolt | Foto: Divulgação

 

“Apesar de ter demorado mais para participar dos leilões do que outras fontes renováveis, a energia solar tem ganhado protagonismo nos certames, principalmente por conta da vantagem nos preços o pelo menor período de tempo para construção de novas usinas, que costuma ser bem menor que o de outras fontes” comenta Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor comercial da SolarVolt.

 

 

Sobre a SolarVolt Energia

SolarVolt Energia é a maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país. Criada em 2013, a empresa de engenharia desenvolve projetos e soluções para energia solar fotovoltaica e infraestrutura para recarga elétrica veicular. Com atuação nos setores de: agronegócio, comercial, industrial, residencial e usina, a companhia oferece o serviço de consultoria de ponta a ponta, incluindo atendimento exclusivo suportado pelas áreas de Customer Success (CS), pós-venda e financeiro.

 

Atualmente possui mais de 1,7 mil projetos instalados e em operação, que geram 70 megawatts (MW), em 11 estados brasileiros. A SolarVolt integra, ainda, a Associação Brasileira Grupo G5 Solar. Com sede na cidade de Nova Lima (MG), possui operações em todo o estado de Minas Gerais, atuação no estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.