Saiba o que seu pet não pode comer na noite de réveillon
Veja alguns alimentos que podem ser nocivos para a saúde do seu animal de estimação durante os festejos de fim de ano
O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets, o que demonstra a força potencial do nosso setor na economia brasileira. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
Com números tão grandiosos, é natural que a maior parte dos pets passe junto dos donos os festejos de fim de ano. Porém, nessas horas, o que oferecer para eles? O mesmo que estamos comendo?
De acordo com o professor e responsável pelo hospital escola do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pitágoras, Jean Henrique Nunes de Paula, o tutor do animal de estimação deve preparar uma refeição especial e separada. “Temos que tomar alguns cuidados quanto ao fornecimento de alimentos aos nossos animais. Devemos evitar fornecer alguns tipos de alimentos, como carnes assada, pães e uvas passa. Podemos trocar esses alimentos por produtos e petiscos próprios para os animais, tanto naturais como industrializados”, reforça o médico veterinário.
Entre os componentes citados por ele, a uva passa, tão amada e odiada ao mesmo tempo, tem potencial tóxico e podem causar sérios problemas aos cães. Os panetones e suas variações de chocolate também oferecem alto risco à saúde dos animais por vários motivos. Além das uvas passas e frutas cristalizadas, há muito açúcar. “Esses alimentos possuem um alto teor de gordura e podem provocar quadros de diarreias e vômitos, principalmente em cães, por alterar de forma abrupta a microbiota intestinal. Além disso, o chocolate pode ser tóxico para os cães”, alerta o médico veterinário.
Por falar em gordura, nesta época do ano é comum termos assados com ossos. Apesar de parecer apetitoso, nunca dê as sobras aos cães. Saiba que, depois de cozidos, todos os ossos tornam-se mais frágeis e ficam mais propensos a quebrar. “O fornecimento de ossos deve ser evitado, pois eles podem causar obstruções do esôfago e lesões no estômago e intestino. Já os restos de alimentos podem induzir a quadros de gastroenterite alimentar e desidratação nos animais”, orienta Jean Henrique.
Mas os pets não precisam passar a ceia em branco. Uma alternativa é oferecer petiscos naturais de maçã, banana, melão, melancia, chips de batata doce ou montar uma ceia canina específica para seu pet, com o auxílio do Médico Veterinário Nutricionista.
OUTRAS DICAS
• Não deixe seu animal de estimação frequentar a cozinha movimentada;
• Nunca exagere na quantidade de comida oferecida;
• Descarte sobras de comidas, especialmente os ossos, com muito cuidado, e certifique- se de que estão inacessíveis aos animais;
• Em casos de perda de apetite, vômitos persistentes, diarreia e alteração comportamental procure o Médico Veterinário.
Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Pitágoras e o Blog Pitágoras .
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton .