Política

São Gonçalo do Rio Abaixo ? CHAPA QUENTE ?; Cássio Túlio versus Diego Ribeiro

São Gonçalo do Rio Abaixo 27 de julho de 2023.

A chapa esquentou. Na data de ontem os vereadores Diego Ribeiro (Presidente da câmara) e Cássio Túlio (Líder da Oposição) publicaram vídeos sobre a municipalização do ensino em São Gonçalo do Rio Abaixo.

O que é a municipalização ou projeto Mãos Dadas?

O ensino médio (do 6° ao 9° ano) da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos será transferido do Governo Estadual para o Governo Municipal, ficando a cargo do município as custas e também a administração da escola, e o Estado irá repassar o dinheiro para o pagamento dos professores ao município.

Alguns professores se manifestaram contrários a está decisão, teve alguns que usaram até as redes sociais para demonstrar suas opiniões.

Vale ressaltar que essa medida partiu do Estado, o município pode aceitar ou não, cabendo a decisão unicamente ao município.

Essa discussão não está acontecendo apenas em São Gonçalo, em outros municípios vizinhos também está havendo esse debate pois os professores estão desconfiados e não sabem muito bem o que irá acontecer.

Eles estão com medo de ser transferidos, ou demitidos. Na realidade por ser um projeto novo que não foi bem explicado pelo Estado e repassado rapidamente para os municípios, os Docentes estão querendo saber mais detalhes dessa transferência.

Os vereadores Cássio Túlio e Marco Antônio Bicalho (Kito) entraram com um Mandato de Segurança para o cancelamento da votação do projeto Mãos Dadas pelos vereadores que aconteceria na data de ontem, quinta-feira às 18 horas na câmara municipal.

No vídeo do vereador Diego Ribeiro, citou estar surpreendido com o vereador Cássio Túlio Rodrigues Silva, pois ele faz parte da Comissão de Educação e na hora da reunião da Comissão não ter questionado nada e ainda citou a politicagem na cidade. Por outro lado, no vídeo do vereador Cássio Túlio disse que já foi retirado pelo presidente de várias Comissões da Câmara Municipal e que essa votação seria mais uma para apenas atender o interesse do governo.

A votação foi adiada para data futura e o debate sobre o projeto Mãos Dadas segue no legislativo municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo.