São Gonçalo é uma das seis cidades que melhor utilizam o dinheiro público no Brasil
São Gonçalo é uma das seis cidades que melhor utilizam o dinheiro público no Brasil

Município é o segundo entre as cidades de pequeno porte e o sexto entre todas as cidades do Brasil que melhor executa o orçamento, aponta o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), divulgado pela revista Veja Negócios
São Gonçalo do Rio Abaixo é a sexta cidade que melhor faz uso do dinheiro público no Brasil. A informação está no Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), divulgado pela revista Veja Negócios na última sexta-feira (28/11). No recorte entre as cidades de pequeno porte, com até 50 mil habitantes, São Gonçalo fica com a segunda colocação.
O índice é elaborado pela agência de classificação de riscos Austin Rating. O ranking abrange todos os 5.570 municípios do país e examina 253 indicadores divididos em quatro pilares: fiscal, econômico, social e digital. O resultado é divulgado pela Veja como “As melhores cidades do Brasil em 2025”, aquelas que fornecem os melhores exemplos de políticas públicas em diversas áreas.
São Gonçalo se destaca nos indicadores fiscais. Neste item, o ranking avalia capacidade de gestão, arrecadação e equilíbrio das contas públicas, elencando as cidades que são referências nacionais em administração eficiente do dinheiro do contribuinte. O segundo lugar entre os municípios de pequeno porte e o sexto lugar geral no Brasil apontam para uma execução correta do orçamento são-gonçalense.
“Nosso compromisso é com o bom uso do orçamento, com responsabilidade e transparência, e assim transformar recursos em investimentos reais para a população, com mais obras, oportunidades e um futuro de prosperidade. O orçamento tem destino: melhorar a vida das pessoas. Com investimento inteligente, teremos uma cidade cada vez mais forte”, afirma o secretário de Planejamento, Eduardo Quaresma.
Indicadores econômicos
Além do destaque nos indicadores fiscais, São Gonçalo também aparece bem em critérios voltados à economia. O município é o quinto colocado entre as cidades de pequeno porte na avaliação do comércio exterior. No ranking geral desse quesito, quando mensuradas todas as cidades do Brasil, está no top 50.
Esse item avalia a capacidade de exportação da cidade e os índices da balança comercial. São Gonçalo tem no minério de ferro da mina de Brucutu, da Vale, sua principal fonte de comércio com o exterior, mas, nos últimos anos, viu sua cartela ser preenchida com outros itens, como o cacau em pó da Fralía, posicionada recentemente pela Revista Exame como uma das empresas que mais crescem no Brasil e que hoje vende produtos para países do Mercosul.
“A gente sabe e reconhece a importância da mineração para São Gonçalo, mas ficamos muito contentes quando nossos acompanhamentos apontam números satisfatórios em outras áreas de produção. É uma demonstração clara de que a diversificação está em curso. Esse ranking da Veja vem para confirmar cenários e externar para todo país tudo o que está sendo feito em São Gonçalo do Rio Abaixo”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão.
Caminho certo
Para o prefeito Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho”, os resultados apontados pelo Índice de Inclusão Social e Digital convergem com o trabalho que é realizado em São Gonçalo do Rio Abaixo. Ele destaca que o planejamento é parte essencial da aplicação dos recursos públicos no município, o que possibilita uma destinação assertiva do dinheiro.
“Lidar com dinheiro público exige seriedade. Daí a importância do planejamento. Em São Gonçalo a gente sabe exatamente de onde vem e para onde vai cada centavo. Controle rígido da arrecadação e muita responsabilidade na execução. Nosso trabalho é fazer, todos os dias, que o dinheiro seja revertido ao cidadão em serviços públicos de qualidade, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, de maneira ordenada, bem planejada e consciente”, aponta o prefeito. “Fico muito feliz que este trabalho esteja sendo reconhecido e se transformando em números de impacto. É sinal de caminho certo”, completa.
Fotos aéreas de São Gonçalo em anexo.
Créditos para Acom/PMSGRA
—

