São José do Goiabal, Minas Gerais: Incrível, Adilson de Dona Preta pescou um lindíssimo Dourado, mas o Pacumam entrou de gaiato

São José do Goiabal, Sexta (10) de outubro de 2025.
São José do Goiabal é uma cidade do interior do estado das Minas Gerais, esse da foto acima é um dos maiores pescadores da atualidade no Brasil.
Nascido em São Gonçalo do Rio Abaixo no ano de 1965, começou na profissão de extração de minerais em rios, tirava ouro.
Mas com a proibição da atividade, passou a tirar areia, sempre na base do mergulho, são horas e horas diárias mergulhando em águas profundas para tirar o sustento dele e de sua família, atualmente Adilson que é filho da saudosa Dona Preta reside em João Monlevade, mas rodou o Brasil inteiro mergulhado profissionalmente na extração de minerais em leito de rios, profissão legalizada, tudo na lei.
Mas nas horas vagas, pratica o seu hobby principal, a pescaria de anzol, Adilson é pescador devidamente cadastrado.
E na data de ontem, quinta-feira, estava trabalhando no Rio Doce, cidade de São José do Goiabal.
Era depois do almoço, Adilson, junto do seu fiel escudeiro Negão, que também é fotógrafo, pescaram esse lindíssimo Dourado de cerca de 7 kilos, peixe brigador, bruto difícil de tirar da água, só que esse exemplar estava mais difícil ainda, precisou da ajuda de Negão para tirar o peixe da água, e quando tiraram uma cena incrível, o Pacumam estava com a boca presa do rabo do Dourado.
Isto é incrível, dois enormes exemplares da piscicultura brasileira com apenas um anzol.
Adilson de Dona Preta, inclusive, já realizou outra façanha, no início dos anos 90 estava no rio Amazonas praticando a mesma atividade, trabalhando com extração de minerais no rio Amazonas.
Só que deste vez estava de roupão, máscara, oxigênio e a maraca,, matérias usados para retirar minerais de rio.
Quando de repenteeeeee!
Foi atacado por um enorme Surubim Pintado, segundo Adilson, o peixe tinha cerca de 120 kilos e Adilson saiu no soco com o enorme peixe, era um verdadeiro monstro das águas, só que naquele tempo não havia celulares, hoje tem celular que funciona debaixo d’água, câmaras acopladas ao corpo e tudo mais, só que é caríssimo.
Voltando ao relato de Adilson, foram cerca de 5 minutos lutando no rio Amazonas contra o enorme Surubim Pintado, era soco de um lado, barbatanas do outro, um toma lá da cá, terrível, terrível, o peixe contra o homem, e debaixo d’água.
Quando de repenteeeeee!
O Surubim Pintado deu uma rabada em Adilson e jogou ele para fora do rio Amazonas.
Essa luta Adilson perdeu, o restante dessa história ficará para uma outra matéria.
Mas na data de ontem, o pescador Adilson de Dona Preta conseguiu pescar um belíssimo exemplar de Dourado com um Pacumam que estava grudado no rabo do Dourado.
Sensacional, incrível, temos que parabenizar Adilson de Dona Preta pela façanha, e podem ter certeza, essa não é uma simples história de pescador, realmente aconteceu e está registrado no nosso Jornal Diário.

Por Saulo Carvalho Ribeiro

