Médio Piracicaba

SEBRAE é inovação

Olá,

 

Você sabe o que é  “presença digital”? Trata-se do modo como o seu negócio se apresenta no universo on-line. E, dentre os vários canais disponíveis, estão as redes sociais. Na era digital, a presença das empresas nessas mídias é obrigatória, e não mais um diferencial como foi um dia.

Veja: o brasileiro passa em média mais de 3 horas e meia navegando nas redes sociais. Para quem deseja se manter competitivo no mercado, esse é um oásis: há um espaço amplo disponível para gerar valor e fortalecer a conexão das marcas com as pessoas.

Só que é preciso, contudo, alinhar os objetivos do negócio à presença digital, a fim de estar onde o público está, com o tom de voz e o conteúdo adequados.

Agora, avancemos: se seu negócio está nas redes sociais, como você as utiliza para se comunicar com sua persona? Será que sua marca se assemelha a um grande megafone, que esbraveja ofertas e conteúdos que fazem mais barulho do que propriamente o engajamento? Ou será que sua presença digital é agradável e adequada para aquilo que a persona precisa e/ou espera do negócio?

Uma das premissas das redes sociais é criar a possibilidade de as marcas estabelecerem conversas e interagirem com os usuários. Mas como se faz isso?

Nas terras virtuais, o conteúdo é quem manda. A interação e o engajamento do público com a marca estão diretamente relacionados ao tipo de postagem que você faz. Por isso, antes de começar a produzir conteúdos seja para qual canal for, é necessário compreender a persona do negócio: quem é, quais são seus hobbies, desejos, dores e dificuldades. Com base nesse panorama, ficará mais simples saber quais são os assuntos de interesse do público e como falar com ele.

É preciso ter esse entendimento para saber em quais redes sociais você pode apostar. No Facebook, por exemplo, mais da metade das pessoas têm entre 18 e 34 anos. Já no YouTube, 96% são jovens e boa parte dos espectadores (31%)  usa a plataforma para acessar conteúdos educativos. No LinkedIn, muitos usuários estão presentes por motivos profissionais. Analise o perfil de cada canal para tomar a decisão de ingressar ou não nela.

A frequência de publicações também garante a entrega dos conteúdos ao usuário, já que os algoritmos das redes sociais boicotam perfis que não disponibilizam posts regularmente. A criatividade na produção de conteúdo é outro aspecto relevante com vistas a manter a presença digital relevante nesses canais.Por isso é importante estar antenado às tendências do momento, como a disponibilização de novos formatos (o Reels no Instagram e os vídeos no TikTok, rede social queridinha do momento) e assuntos relevantes, a fim de entregar posts conectados à realidade da persona. Esse tipo de publicação, sem dúvida, tem mais chance de gerar engajamento.

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