Geral

Sebrae Minas fortalece presença do Projeto Origem Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato

Sebrae Minas fortalece presença do Projeto Origem Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato

 Instituição levará artesãos e agroindústrias ao espaço Origem Minas, ampliando negócios e valorizando a cultura e a identidade produtiva de Minas Gerais

O Sebrae Minas participa, de 3 a 7 de dezembro, da 36ª Feira Nacional de Artesanato, no Expominas, em Belo Horizonte. Considerada uma das maiores vitrines do artesanato brasileiro, a feira reúne milhares de visitantes, lojistas e compradores especializados de todo o país, consolidando-se como um espaço estratégico para o fortalecimento da economia criativa e para a geração de negócios.

Para esta edição, a instituição estará presente em um espaço de 400 m² dedicado ao Origem Minas. O ambiente reunirá peças de artesanato e produtos de agroindústrias e ambientação das peças em espaços coletivos, valorizando e estimulando a experiência de compra. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

No estande estarão presentes 36 artesãos e grupos produtivos, de diversos municípios mineiros, com exposição de peças em cerâmica, fibra, madeira, têxtil, entre outros. O espaço também contará com oito agroindústrias, com alimentos e bebidas artesanais certificados ou reconhecidos pela qualidade e origem, tais como doce de leite, biscoitos, cachaças, café especiais, geleias, queijo e mel.

A artesã Wanice Alves Facure Locci, da Associação Geoparque de Uberaba, vai participar pela primeira vez da Feira e está com boas expectativas. “Fazemos biojoias em cerâmica, como colares e brincos. Queremos fazer contatos e fechar boas vendas”, espera.

A artesã Niusa Aparecida de Oliveira Souza é presidente da AART – Associação dos Artesãos de Santa Bárbara/MG e conta que será a primeira vez que alguns dos associados participarão da exposição. “Todos estão animados. Produzimos peças em cerâmica em argila, como cumbucas, pratos, pratos para lanches, xícaras e copos. Nossa expectativa é alta. Queremos fazer bons contatos, para futuramente, vender nossos produtos”, conta. 

Para o Sebrae Minas, apoiar o artesanato é promover o desenvolvimento econômico e a preservação da cultura, da memória e da identidade mineira. “A Feira Nacional de Artesanato é uma das principais vitrines do artesanato mineiro e uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade dos nossos empreendedores e gerar novas oportunidades de negócio. Para muitos artesãos, este é o momento mais relevante do ano para promover e comercializar seus produtos, fortalecer redes de relacionamento, aprimorar habilidades de vendas e acessar novas tendências do mercado, comenta a analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.

Origem Minas

O projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a “mineiridade” para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.

A iniciativa capacita empreendedores do artesanato e das agroindústrias de modo técnico e gerencial, promovendo a organização produtiva por meio de cooperativas e associações, além de ampliar o acesso a mercados com estratégias inovadoras de valorização da identidade dos territórios.

Em 2024, a instituição fez mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros. Entre as iniciativas de destaque estão a participação nos principais eventos nacionais do setor, como Modernos Eternos, Fenearte, ABUP Decor Show e Feira Nacional de Artesanato. Além disso, o Sebrae Minas também lançou a estratégia de marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, realizou a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, e executou o projeto “Viagem para a Origem”, que promove visitas a núcleos de produção artesanal para compradores de diversas regiões do Brasil.

Serviço

Feira Nacional de Artesanato

Espaço Origem Minas – Sebrae Minas

Data: 3 a 7 de dezembro de 2025

Horário: 3 a 5/12 – 14h às 22h | 6 e 7/12: 10h às 22h

Endereço: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira – BH/MG

Deixe um comentário