Sócios na vida e nos negócios
Dez casais de empresários provam que o sucesso de uma parceria amorosa pode, sim, se repetir na vida profissional É quase impossível negar que trabalhar na companhia do parceiro amoroso pode oferecer grandes desafios. Isto porque, conciliar vida profissional e afetiva e, ao mesmo tempo, separar os dois âmbitos para que não se tornem uma coisa só, exige muito equilíbrio e disciplina. Mas, há quem consiga lidar tão bem com isso que não apenas obtém sucesso nos negócios, como percebe que o relacionamento se torna ainda mais forte com o passar do tempo. Dizem que os casados são eternos namorados. E como há muitas variações para um ditado que fala de união e permanência, para celebrar o mês dos namorados, conheça dez histórias de casais que empreenderam juntos e que permanecem ainda mais juntos, mesmo em meio aos desafios do dia a dia e do mundo dos negócios.
5àsec — Mais perto de casa e dos filhos O casal Wellington Araújo e Camila Cristina buscou empreender para ter mais tempo com os filhos e uma renda complementar. Os empresários foram os responsáveis por levar a primeira operação da 5àsec para Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. “Meu marido e eu sempre trabalhamos na Grande Rio. São 100 km de distância entre as cidades e, com dois filhos, a rotina começou a ficar sobrecarregada. Por este motivo, buscamos um negócio para abrir na nossa região, ficando mais próximos das crianças e ainda ter uma renda estável e recorrente. Este é o nosso primeiro investimento como empresários e, antes de ingressar juntos no segmento de franquias, avaliamos todas as opções no mercado. O suporte, estrutura e história da marca, além de saber que é um modelo testado no comércio, nos ajudou em definitivo para fecharmos com a 5àsec”, conta Camila.
Água Doce Sabores do Brasil — Das comemorações para o dia a dia A história do casal Santana com a Água Doce Sabores do Brasil começou em 1998. Ao visitar o restaurante localizado em Avaré, no interior de São Paulo, Valdeci Santana se apaixonou pelos pratos, atendimento e ambiente diferenciado. Devido a isso, o administrador de empresas elegeu as unidades da marca como ponto de comemoração para todas as datas especiais, como o primeiro Dia dos Namorados com sua agora esposa, Cinara. De cliente se tornou franqueado do restaurante da rede em Itapeva, também em solo paulista.
Calçados Bibi — De consumidores fiéis da marca a donos de uma franquia Juntos há 19 anos, a história de Cynthia e Gustavo Fuchs de Jesus com a Calçados Bibi começou como consumidores da marca, ao adquirir produtos para as filhas, quando mais novas. Com a chegada da aposentadoria como bancário, Gustavo e a esposa decidiram investir em um empreendimento que alinhasse valores, propósito, retorno financeiro e emocional com segurança. A ideia de buscar uma franquia foi de Cynthia e a escolha pela Bibi se deu pela lembrança da qualidade, conforto e leveza dos calçados que compravam quando eram clientes. Carlos e Ellen Alencar, franqueados da Casa do Construtor de Teresina (PI) com duas lojas, são casados há 15 anos e há 11 ingressaram na rede. “Sempre sonhamos em ser empresários”, conta Ellen. Carlos, engenheiro, disse que ao decidir por empreender, a opção por uma franquia de locação de equipamentos na área de construção civil foi a melhor. Ellen, jornalista, trabalhou por um tempo em sua área, interrompeu a carreira para cuidar das filhas e desde 2021 dedica-se exclusivamente às franquias.
Divino Fogão — Uma guinada de 180 graus Casados desde 2008, mas há 22 anos juntos, Adriana e Alessandro Caires eram funcionários de empresas privadas, em São Paulo, quando resolveram seguir o sonho de morar no Nordeste e se tornarem empreendedores, para serem parceiros de negócios. Com a vivência em bares e restaurantes por ter crescido nesse meio, Alessandro tinha em mente seguir a veia da família e abrir um negócio no segmento de alimentação. Após um ano de união, o casal recebeu uma proposta, por intermédio de familiares que já atuavam na rede, de levar a primeira operação do Divino Fogão, rede com 199 pontos de venda focados na culinária da fazenda, para Alagoas. Rafael César de Assis e Tamires Batista — agora, também de Assis — tinham diferenças de pensamento. Ele nutria a vontade de se tornar empreendedor e ela, mais “pé no chão”, era a favor de ter a estabilidade por meio de um emprego. Mas, isso mudou. Rafael era funcionário de uma das franquias da iGUi, em Sertãozinho (SP) e, em seguida, foi trabalhar em uma outra unidade da marca, em São José do Rio Preto (SP).
Maple Bear — Educação que une e incentiva o empreendedorismo Casados há sete anos e juntos há 22, Natália e Patrick Fernandes conheceram a Maple Bear por meio de uma aluna de cinco anos que cursava línguas estrangeiras em uma pequena escola de idiomas aberta pela professora, em 2010. Interessados pela desenvoltura da estudante com o inglês, descobriram que a criança estudava em uma escola da Maple Bear, rede de ensino bilíngue com metodologia canadense. Foi a partir daí que surgiu a curiosidade de saber mais sobre o modelo de negócio da marca. Com iniciativa de Patrick, eles fizeram uma reunião com os representantes da Maple Bear para implantar uma escola na região da Mooca, zona leste de São Paulo. “Me lembro que após a nossa primeira reunião ganhamos um ursinho, que é o mascote da marca. Hoje quando olho para a pelúcia, lembro de toda a trajetória que percorremos até chegar aqui”, conta Natália. Na rede há nove anos, atualmente, o casal administra junto cinco operações da marca, todas localizadas na capital paulista.
Milon — Amor de colégio e de uma vida A história de Ricardo e Kátia Fernandes com a Milon começou em 2000 como representantes comerciais da Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil. Há 47 anos juntos, eles se conheceram no colégio e, de lá para cá, seguiram lado a lado. Responsáveis por levar as peças de todas as marcas do Grupo Kyly para o Ceará, o casal, que já era apaixonado pelos produtos, se encantou com a proposta das lojas Milon, quando o projeto foi lançado em 2006. Assim que o negócio se tornou franquia, os Fernandes decidiram abrir a primeira operação da marca dentro dos moldes do franchising. O casal Joyce Portilho Borges e Ricardo Labek viram na rede Oral Sin o gatilho que precisavam para se unir e seguir juntos no empreendedorismo e no amor. Joyce é dentista e era funcionária da rede odontológica, em 2017. Ricardo, então seu noivo, é engenheiro e farmacêutico. Com o passar dos anos, ele largou o emprego ao perceber os benefícios de empreender. O casal abraçou a oportunidade dada pela marca, em 2019, quando ela deixou de ser funcionária e eles se tornaram sócios da primeira unidade no setor Oeste em Goiânia. Nada mais romântico do que a história do franqueado Elvis Lenon Medeiros. Assim como o refrão da música “Always on my mind”, do ícone do Pop Elvis Presley e “Stand by me”, de John Lennon, empreender e ficar juntos sempre esteve na mente dele e de sua esposa, Isabela Caroline Rocco, com quem é casado há dois anos. O casal sempre trabalhou em parceria e, segundo Isabela, poder dividir essa experiência com quem se ama é muito gratificante. “Nada mais love is in the air”, diz.
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