Geral

SolarVolt elenca os principais incentivos fiscais para geração de energia fotovoltaica em clínicas e hospitais   

 

Diante dos grandes riscos que podem ser enfrentados com a falta de eletricidade em ambientes hospitalares, projetos criam medidas que facilitam a instalação de sistemas fotovoltaicos nesses locais

 

Nova Lima (MG), janeiro de 2021 – A SolarVolt Energia, maior integradora de energia solar de Minas Gerais e uma das principais do país, aponta os principais incentivos fiscais para implementação de projetos de geração fotovoltaica em clínicas e hospitais.

 

Diante dos riscos hidrológicos para geração de energia e dos perigos que podem ser enfrentados com a falta de eletricidade em ambientes hospitalares, que dependem do serviço para operação de equipamentos necessários para a manutenção da vida dos seus pacientes, a lei federal 13.203/2015 garante descontos de, no mínimo, 50% nas tarifas de instituições de saúde que utilizam energia limpa.

 

Além disso, a norma prevê a facilitação do acesso dos hospitais na obtenção de financiamentos para instalação de sistemas fotovoltaicos através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em 2021, os governos de vários estados brasileiros aprovaram a isenção de impostos e taxas para importação e exportação de equipamentos solares e também zeraram o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS e Cofins para aquisição de produtos necessários para a instalação de usinas fotovoltaicas.

Já em relação a acessibilidade financeira para viabilização dos projetos, diversos bancos públicos e privados também desenvolveram linhas de financiamento específicas para implementação dos sistemas. As linhas podem cobrir até 100% do valor da usina.
“Dentre os benefícios da autoprodução de energia solar em clínicas e hospitais, os principais são a economia, a estabilidade nos preços e a confiabilidade da fonte, que praticamente não possui risco de interrupção ou apagões, como as redes com fios”, comenta Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor Comercial da SolarVolt.
Sobre a SolarVolt Energia

 

SolarVolt Energia é a maior integradora de energia solar de Minas Gerais e uma das principais do país. Criada em 2013, a empresa de engenharia desenvolve projetos e soluções para energia solar fotovoltaica e infraestrutura para recarga elétrica veicular. Com atuação nos setores de: agronegócio, comercial, industrial, residencial e usina, a companhia oferece o serviço de consultoria de ponta a ponta, incluindo atendimento e Customer Success (CS), pós-venda, comercial e financeiro.

 

Atualmente possui mais de 1,7 mil projetos instalados e em operação, que geram 70 megawatts (MW), em 11 estados brasileiros. A SolarVolt integra, ainda, a Associação Brasileira Grupo G5 Solar. Com sede na cidade de Nova Lima (MG), possui operações em todo o estado de Minas Gerais e unidade no Rio de Janeiro; e cerca de 75 colaboradores.