Geral

SolarVolt se destaca com liderança majoritariamente feminina em um setor dominado por homens

 

 

Ao todo, a integradora mineira possui oito mulheres e sete homens em posições de líder dentro do seu quadro de funcionários

 

Nova Lima (MG), março de 2022 – Com o Dia Internacional da Mulher se aproximando, a SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país, acaba de anunciar que possui liderança majoritariamente feminina na empresa, com um total de oito mulheres e sete homens em posições de líder.

 

O volume de líderes femininas na integradora ganha destaque dentre a maioria das empresas do setor elétrico, que é tradicionalmente dominado por homens. De acordo com um estudo divulgado pela FESA Executive Search em 2021, apenas 6% dos cargos de liderança das principais empresas do setor de energia que atuam no Brasil são exercidos por mulheres. Em cargos de direção, esse número é de 19%.

As oito mulheres em cargos de liderança na empresa são: Ludmila Burgos, Tássia Duarte, Patricia Regina dos Santos, Ana Clara Ribeiro, Gabriela Rocha, Débora Vilaça, Juliana Sá e Poliana Pimenta. Conheça um pouco mais sobre como foi a trajetória profissional de cada uma delas até chegar na sua atual posição no setor:

 

Ludmila Burgos é Engenheira Civil e Coordenadora de Compras e Logística, sendo responsável por liderar e acompanhar todas as atividades de compra e orçamentos de kits fotovoltaicos e equipamentos necessários para a execução dos projetos da integradora. No início de sua carreira, a executiva relata ter passado por várias situações desagradáveis ligadas a desigualdade de gênero e sexismo no mercado de trabalho. Segundo ela, na SolarVolt, o cenário é completamente diferente, por se tratar de uma empresa agradável e igualitária, onde se é garantido direitos e oportunidades iguais para homens e mulheres.

 

“Hoje eu sou líder de uma equipe onde sou a única mulher! O meu crescimento só foi possível por ter a honra de trabalhar em uma empresa que acredita nas pessoas e na evolução delas, independente do gênero”, afirma.

 

Tássia Duarte é Engenheira Eletricista, especialista em Gerenciamento de Projetos e Gerente Operacional na SolarVolt. A executiva é responsável pela gestão de uma equipe interna com foco em planejamento e acompanhamento de entregas de usinas fotovoltaicas e pela contratação e gestão de mais de 20 empresas terceirizadas que executam obras para a companhia.
Esse é o primeiro cargo de liderança ocupado por Tássia e foi conquistado após ela enfrentar muitos desafios durante a sua época de faculdade e estágio. Por estar em uma área tradicionalmente liderada por homens, a engenheira era alvo de piadas machistas e precisava trabalhar duas vezes mais do que seus colegas para obter o mesmo reconhecimento. Segundo ela, na SolarVolt essa cultura é totalmente oposta, sendo que as mulheres são valorizadas e não há desigualdade salarial entre gêneros.

 

Patrícia Regina dos Santos é Engenheira Eletricista e Gerente de Suporte ao Cliente, sendo responsável pela gestão do atendimento ao consumidor durante todo o processo de implementação dos projetos fotovoltaicos. Essa é a primeira vez que Patrícia trabalha em uma posição de líder, sendo que ela foi promovida com apenas 9 meses de trabalho na SolarVolt. Segundo a gerente, durante sua experiência anterior em outras empresas via constantemente a desvalorização da mulher, principalmente quando estas se tornavam mães. Agora, ela vê na SolarVolt um ambiente de trabalho igualitário, com oportunidades e tratamentos iguais para todos.
Ana Clara Ribeiro é Engenheira de Energia e coordenadora de vendas externas, sendo responsável por liderar um time de representantes comerciais da SolarVolt. Este é o primeiro cargo de liderança assumido por ela, que foi adquirido com apenas 1 ano e 4 meses de empresa. Ao longo da sua trajetória profissional na área, relata ter tido dificuldades para os seus clientes homens a verem como uma boa profissional e confiarem no seu trabalho, mas com o tempo conseguiu passar essa segurança. Para ela, ser líder no setor de energia é um desafio enorme, porém, ao mesmo tempo muito gratificante, por poder representar a boa performance das mulheres e provar que “as diferenças de gênero precisam ficar para trás”.

 

Gabriela Vieira é Engenheira de Energia e Supervisora de Homologação, sendo responsável por delegar tarefas e supervisionar uma equipe na SolarVolt. Este é o primeiro cargo de liderança assumido por ela, que relata já ter tido experiências desagradáveis com colegas e chefes machistas em outras empresas que passou. Para a engenheira, é um orgulho poder ser líder em um setor como o de energia, que é tradicionalmente dominado por homens, e que a presença feminina no mercado, principalmente solar, é algo essencial, por se tratar de uma área inovadora e em expansão, que pode contribuir ainda mais com a diminuição da desigualdade de oportunidades para mulheres do que outras áreas mais tradicionais.

 

Débora Vilaça é Administradora e especialista em Finanças e Controladoria e atualmente ocupa o cargo de Diretora Financeira, sendo responsável pela gestão dos setores financeiro, de suprimentos e RH da SolarVolt. Este é o quinto cargo de liderança ocupado por ela desde 2009 e, ao contrário de muitas mulheres, Débora teve o privilégio de sempre trabalhar em empresas que a valorizaram, respeitaram e enxergaram seu nível de conhecimento e visão sistêmica de trabalho dentro de uma organização.

 

De acordo com a executiva, hoje ela enfrenta o maior desafio da sua carreira, devido ao nível de complexidade das operações da SolarVolt, que desenvolve projetos e soluções para energia fotovoltaica e infraestrutura para recarga elétrica veicular.

 

Juliana Sá é formada em Design Gráfico e Marketing e assume a posição de Gerente de Marketing na SolarVolt. A executiva acumula cerca de 15 anos de experiência na área sendo que destes, 10 estão relacionados a cargos de liderança. Segundo Juliana, ao longo da sua trajetória não enfrentou muitas dificuldades por ser mulher e foi bem aceita pelas empresas que passou. Entretanto, foi apenas na SolarVolt que ela viu um diferencial no mercado pelo maior número de mulheres em posições de gerência e pela valorização igualitária dos funcionários sem distinção de gênero.

 

Poliana Pimenta é administradora e Gerente Financeira na integradora solar, sendo que essa é a sua terceira vez na posição ao longo da sua trajetória profissional. Ao contrário da maioria, a executiva relata que não enfrentou dificuldades por ser mulher durante as suas experiências no mercado e sempre foi respeitada por todos da sua equipe nas empresas que trabalhou. De acordo com a gerente, hoje o setor financeiro possui muitas mulheres em cargos de liderança nas mais diversas áreas, justamente por elas terem muito domínio neste segmento.
Sobre a SolarVolt Energia
SolarVolt Energia é a maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país. Criada em 2013, a empresa de engenharia desenvolve projetos e soluções para energia solar fotovoltaica e infraestrutura para recarga elétrica veicular. Com atuação nos setores de: agronegócio, comercial, industrial, residencial e usina, a companhia oferece o serviço de consultoria de ponta a ponta, incluindo atendimento exclusivo suportado pelas áreas de Customer Success (CS), pós-venda e financeiro.

 

Atualmente possui mais de 1,7 mil projetos instalados e em operação, que geram 70 megawatts (MW), em 11 estados brasileiros. A SolarVolt integra, ainda, a Associação Brasileira Grupo G5 Solar. Com sede na cidade de Nova Lima (MG), possui operações em todo o estado de Minas Gerais, atuação no Rio de Janeiro e em 2022 está expandindo para atuar nos estados de São Paulo e Espírito Santo.