Sua marca está preparada para a geração Z? Veja 3 maneiras de conquistar o novo perfil de consumidor
Zoomers definem novos padrões de consumo e, para conquistá-los, marcas devem apostar em autenticidade, tecnologia e igualdade social, aponta especialista
Conhecidos como geração Z ou zoomers, os nascidos entre 1997 e 2012 já representam uma parcela significativa de consumidores. Segundo levantamento da Euromonitor, em 2030, eles já serão a maioria entre os consumidores no mercado. A primeira geração de nativos digitais desconhece um mundo sem internet e tem características individuais às quais as marcas devem estar atentas.
Para Ruchaud, o novo perfil de consumidores da geração Z busca segurança e conveniência no momento da compra. Por isso, é cada vez mais comum esses jovens realizarem pagamentos móveis, por meio de aplicativos e carteiras eletrônicas, e buscarem vantagens que ajudem na decisão da compra. “Varejistas virtuais devem apostar em experiências únicas para esses clientes, como descontos exclusivos e opções de pagamento mais flexíveis”, diz o especialista.
Considerada a primeira geração a nascer no mundo digital, a gen Z tem como uma das principais características estar conectada com o online, mas também não abre mão de experiências físicas ao realizar compras. Com essa habilidade, eles esperam que as marcas também atuem como nativos digitais. “A geração Z está conectada não só no ambiente digital, como redes sociais e sites, mas também a experiências do mundo físico. Integrar os canais de comunicação e ser cada vez mais omnichannel são estratégias para mirar e despertar a atenção desse consumidor”, sugere Ruchaud.
Igualdade, diversidade, sustentabilidade e inclusão social são algumas das preocupações e expectativas da geração Z ao comprar um produto ou serviço. A Gen Z está disposta inclusive a pagar mais caro por itens “ecofriendly” e sustentáveis. “Mais do que nunca, os varejistas devem ter um olhar atento e demonstrar compromisso com as questões sociais, não apenas para engajar esse público jovem, mas também aprimorar a experiência dos consumidores com a marca e firmar sua responsabilidade social”, finaliza o executivo.
Sobre a Loja Integrada A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e serviços adicionais, além de parcerias com meios de pagamentos e envios. Com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, a empresa tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Segundo o Built With, portal que mede o desempenho das tecnologias e das plataformas de e-commerce, a Loja Integrada é responsável pela maioria das lojas virtuais que operam hoje no Brasil.
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