Suspeito de homicídio é preso na capital mineira
Um homem de 23 anos, suspeito de tentativa de homicídio em Belo Horizonte, foi preso temporariamente, nessa terça-feira (29/11), durante ação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Militar. Ele foi detido no bairro Novo Aarão Reis, região Norte da capital, onde também foram apreendidas drogas.
As investigações tiveram início em 23 de junho deste ano, quando a vítima, um homem de 21 anos, sofreu o atentado, no bairro Granja Werneck, naquela mesma região. Um segundo suspeito, de 34 anos, que também teve participação no crime, já foi identificado e segue sendo procurado pela polícia.
O delegado José Olegário, titular do Núcleo de Prevenção e Repressão aos Crimes de Tentativa de Homicídio (NPRCTH), da Delegacia Regional em Venda Nova, revelou que o crime foi motivado pelo fato de os suspeitos – envolvidos no tráfico de drogas na região dos bairros Padre Miguel e Ribeiro de Abreu, na capital, e parte da cidade de Santa Luzia – acreditarem que a vítima estaria os denunciando à polícia.
“Como os investigados eram conhecidos da vítima, esta conseguiu identificá-los ao sobreviver à tentativa de assassinato, e nossas apurações progrediram até que representamos pelo mandado de prisão temporária, cumprido com o auxílio da equipe do 13º Batalhão de Polícia Militar”, informa Olegário.
Emboscada
Segundo apurado, no dia anterior aos fatos, a vítima foi impelida pelos suspeitos a trabalhar novamente em um ponto de tráfico de drogas, mesmo ela já tendo cumprido os serviços combinados com os envolvidos naquela data. No dia seguinte, 23 de junho, ao se deslocar para o local marcado, o homem foi surpreendido pelos dois suspeitos, que o forçaram a entrar em um carro.
No interior do veículo, a vítima sofreu diversas ameaças psicológicas até que a dupla a levou para um terreno baldio, onde o suspeito de 23 anos, a mando do mais velho, disparou quatro vezes contra ela. “A vítima só sobreviveu por se fingir de morta, e os suspeitos foram embora. Mais tarde, ela conseguiu pedir socorro e foi atendida em uma unidade hospitalar, onde recebeu os tratamentos necessários”, detalha José Olegário. “Posteriormente, ela confirmou à polícia a identidade dos investigados”, completa o delegado, acrescentando que outros possíveis integrantes da mesma associação criminosa são investigados.
Prisão
O suspeito de 23 anos foi preso ao sair da residência, localizada no bairro Novo Aarão Reis. Na casa, os policiais apreenderam meia barra de maconha e porções pequenas da mesma droga, além de apetrechos comumente utilizados para distribuição de entorpecentes. Assim, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Após ser ouvido na delegacia, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional. Ele já possui passagens policiais pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto.
O delegado regional em Venda Nova, Caio Almeida, chama a atenção para os resultados alcançados por meio da atuação do NPRCTH, que, somente nos últimos meses, já registrou diversas prisões, com conclusão rápida dos inquéritos policiais. “Ressalto, assim, a importância do trabalho integrado com a Polícia Militar, que, em união de esforços operacionais e de inteligência, tem demonstrado eficiência em inúmeras ações policiais que contribuem para a redução da criminalidade na região de Venda Nova”.
Foto Reprodução/PCMG
BhnoQAP