TAIOBEIRAS MG: Gêmeos extremos: Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros faz cirurgia de emergência
Um dos irmãos precisou receber cirurgia para sobreviver, ainda na cidade de origem antes do voo para a cidade de destino.
O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado na manhã de terça-feira (16/12), para uma ocorrência de alta complexidade envolvendo gêmeos prematuros extremos, com 28 semanas de gestação e peso aproximado de 990 gramas, no município de Taiobeiras.
Devido à prematuridade extrema, os recém-nascidos necessitavam de suporte avançado e vaga especializada para continuidade do tratamento, disponível em Montes Claros.
Durante o parto, houve uma intercorrência grave: um dos bebês apresentou parto pélvico, com retenção da cabeça, exigindo a utilização de fórceps para a finalização segura. Na avaliação imediata, a equipe identificou perfuração intestinal, que ocasionou distensão abdominal importante, condição incompatível com o transporte aéreo sem intervenção prévia e com alto risco de óbito.
Diante do cenário crítico, o médico da equipe do BOA, Dr. Saulo Prado, que também é cirurgião pediátrico, realizou cirurgia de drenagem abdominal ainda na unidade de saúde de origem, garantindo a estabilização clínica necessária para que o recém-nascido pudesse suportar a variação de pressão durante o voo.
Após a intervenção cirúrgica e a estabilização dos dois bebês, foi possível realizar o transporte aeromédico seguro até Montes Claros, onde os gêmeos deram sequência ao tratamento em unidade hospitalar de referência.
Ações como esta representam um impacto direto na redução da mortalidade infantil, especialmente em casos de prematuridade associada a enfermidades graves. Em situações sem recursos especializados e resposta rápida, o risco de óbito é elevado. A intervenção imediata, aliada ao suporte aéreo especializado, foi determinante para o desfecho positivo e para a esperança de futuro dessa família.
O atendimentoGêmeos extremos: Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros faz cirurgia de emergência reforça a importância da integração entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o CBMMG, garantindo acesso a saúde de alta complexidade, mesmo em regiões distantes dos grandes centros, e promovendo a vida desde os seus primeiros instantes
CBMMG



