Geral

Tatuador dos famosos avalia caso de empresário que morreu após anestesia para tattoo

Tatuador dos famosos avalia caso de empresário que morreu após anestesia para tattoo

Influencer morre após anestesia para tatuagem; especialista comenta caso e faz alerta

Um empresário morreu nesta semana após anestesia geral para fazer tatuagem em Santa Catarina. O caso levantou dúvidas sobre o procedimento e deixou muita gente em alerta. Adão Rosa, tatuador de Neymar, Gusttavo Lima, Bruna Marquezine e outros famosos, comenta o caso, diz que não recomenda a anestesia geral e afirma que a técnica segura é a sedação profunda, sempre com infraestrutura hospitalar.

“Somos os pioneiros em sedação no Brasil, desde 2017, e nunca utilizamos anestesia geral, que é um procedimento com os mesmos riscos de uma cirurgia, por exemplo. É um perigo iminente. Já a sedação, que é um sono profundo, não oferece os mesmos riscos. Além disso, sempre temos acompanhamento médico e em casos mais complexos estrutura de UTI. Não indico a anestesia geral, isso é uma irresponsabilidade e deve ser evitada”, opina.

O tatuador explica que a sedação é comum e segura, desde que a pessoa também faça todos os exames preventivos e seja bem assistida do começo ao fim por um profissional da saúde. “Esse caso [a morte] não deve gerar um pavor coletivo. É um caso isolado e deve ser investigado porque a anestesia geral não deveria ser usada para esse fim. É um risco grande”, diz.

Adão Rosa diz que recorre sempre aos cuidados médicos, sobretudo para tatuagens maiores e mais complexas que demandam mais tempo, caso de fechar as costas ou abdômen de uma pessoa, por exemplo. E diz que não aconselha a sedação – ainda que local – sem qualquer real necessidade e parecer médico.

“Por outro lado, nenhuma técnica de sedação deve ser banalizada, temos que ter responsabilidade dobrada ao indicar o procedimento e avaliar o cenário como um todo, afastando riscos e complicações. Já fizemos milhares de tatuagens com sedação e nunca tivemos um incidente. Isso mostra o quão segura e responsável é a técnica”, garante.

O tatuador é fundador da Náutica Tattoo, marca com 24 anos de história e estúdios no Brasil, Itália, EUA e França. Desde o seu lançamento, o estúdio já fez milhares de tatuagens, incluindo projetos complexos como fechamento de costas completas, que demandam precisão e maestria artística.

Nomes como Gabigol, MC Guimê, Vini Jr. e outros artistas e atletas famosos escolhem a marca para eternizar momentos importantes em suas vidas. Neymar, por exemplo, iniciou sua jornada no universo das tatuagens com o tatuador e seu filho, Kauan Rosa, co-fundador da Náutica, consolidando ainda mais a reputação da marca.

Para Adão Rosa, além de tudo vale buscar o histórico do profissional e do estúdio na hora de fazer uma tatuagem, seguindo à risca todas as recomendações. “Quando se tem referência e confiança na equipe, não há o que temer. Todos os riscos serão minimizados. Por isso é importante pesquisar sobre o estúdio, entender e respeitar cada etapa, e seguir as orientações do próprio tatuador”.

Fotos: Divulgação

 

Adão Rosa com Gusttavo Lima Bruna Marquezine Bruna Marquezine
Visualizar todas as imagens em alta resolução