TJMG tem dois integrantes no Comitê de integridade do Poder Judiciário
Foram designados os desembargadores José Arthur Filho e Henrique Abi Ackel
|
Os desembargadores José Arthur Filho e Henrique Abi-Ackel, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, são os representantes dos tribunais estaduais designados pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux, a integrar o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (CINT). A escolha foi resultado da apresentação dos nomes ao CNJ pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.
A finalidade do Comitê de Integridade do Poder Judiciário é assessorar o presidente do CNJ na implementação do sistema de integridade indicado na Resolução CNJ nº 410/2021, bem como realizar o seu monitoramento e sugerir aprimoramento a partir das melhores práticas nacionais e internacionais.
O Comitê conta com 14 integrantes que terão mandato de dois anos, prorrogável uma única vez. Representantes de outros órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, bem como professores de notório e reconhecido conhecimento técnico em sistemas de integridade, poderão ser convidados a participar de reuniões do CINT, sem direito a voto.
|
Para o desembargador Henrique Abi-Ackel as designações de dois magistrados do TJMG “demonstram a confiança do CNJ no Programa de Integridade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”. Ele acrescentou ainda que a iniciativa “reforça o reconhecimento, mais uma vez, o prestígio do TJMG, que é pioneiro na implantação do programa de integridade”.
O desembargador José Arthur Filho, superintendente administrativo adjunto do TJMG, disse que “se sente muito honrado com a indicação do ministro Luiz Fux para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário, que funcionará perante o Conselho Nacional de Justiça “. Disse ainda que a designação é resultado da excelência do TJMG na política de integridade do Poder Judiciário e que o Tribunal mineiro é vanguardista no tratamento do assunto. “Iremos nos empenhar para bem representar o TJMG perante o CNJ” ressaltou.
Acesse aqui o link com os nomes dos integrantes do Comitê de Integridade do Poder Judiciário (CINT).