Música

Trompetista Juventino Dias se apresenta no Memorial Vale, gratuito, no domingo 27

 

Memorial Vale apresenta no dia 27 de novembro, próximo domingo, às 11 horas, o trompetista Juventino Dias, que fará show com composições autorais e de importantes músicos negros expoentes do cenário instrumental, em que a música brasileira cruza com o caminho das tradições, matrizes culturais, memórias e experimentações da música afrodiaspórica. Será acompanhado pelos músicos: Silas Prado (Saxofone/flauta), Júlia Nascimento (Violão/Guitarra), Thiago Hamsik (Contrabaixo Elétrico) e Renan Veloso (Bateria). Integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira e a programação do Mês da Consciência Negra. Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados. Gratuito.

 

Juventino Dias é compositor e educador e há vários anos tem atuado na cena musical belo-horizontina, sendo um dos mais requisitados instrumentistas da capital mineira. Plural e diverso, o artista, para além das suas próprias composições, passeia por trabalhos que dialogam com o carnaval e a música negra, como a Orquestra Babadan Banda de Rua, o Bloco Carnavalesco Chama o Síndico, a Orquestra de Choro Já Te Digo, a Banda de funk & soul Black Machine e o bloco carnavalesco Orisamba. Página do músico no Instagram: @juventino_dias.

 

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Funcionamento – Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Entrada Gratuita

 

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.