VALE ENCURRALADA
*REGIÃO METROPOLITANA*
*Atingidos por rompimento de barragem protestam em Brumadinho*
*_Manifestantes cobram que reivindicações sejam atendidas pela Vale_*
Moradores de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, realizam, na manhã desta sexta-feira (10), um protesto e cobram que as reivindicações após o rompimento da barragem sejam atendidas pela Vale. A tragédia, que deixou centenas de mortos, completa um ano neste mês.
“Como já é de conhecimento público, a Vale cometeu um crime aqui em Brumadinho, e tem um processo de negociação na Justiça. No dia 2 de dezembro foi entregue uma pauta para Vale com um a série de itens. Ela ficou de dar um retorno até o dia 19 de dezembro, o que não aconteceu. Entre as reivindicação nós pedimos que as buscas pelos desaparecidos não parem, tem uma pauta relativa à agricultura, tem uma questão séria de saúde – com muitos casos de depressão e suicídio – queremos que a Vale seja responsável pelo custeio de psicólogos e psiquiatras e que sente para negociar com a comunidade uma indenização justa”, explicou Reinaldo Fernandes, um dos representantes da Comissão dos Atingidos.
O protesto acontece no marco da cidade, onde os manifestantes usam faixas com mensagens para a mineradora. “Os veículos de saúde e os bombeiros que trabalham procurando os corpos estão passando. Outros veículos não passam aqui na rua Chicona, saída para a MG-040. Tem em torno de umas 300 pessoas, é um ato pacífico e a Polícia Militar acompanha a manifestação”.
*Fonte – bhnoqap
#portaldomediopiracicaba