O vereador Felipe Silveira da Cunha (PSD) de São Gonçalo do Rio Abaixo foi detido por desacato e perturbação, após tentar invadir salas da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social no município, na manhã de hoje (16). O Diário entrou em contato com a Polícia Militar do município que confirmou o caso. Segundo os relatos do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o vereador “entrou no local de forma abrupta, arrastando móveis e desacatando os servidores”.
Segundo as informações, Felipe Silveira questionava o fato de alguns de seus eleitores não estarem conseguindo atendimento na secretaria, para obter os auxílios financeiros disponibilizado pela prefeitura aos atingidos pelas enchentes de janeiro. Ao ser informado de que os atendimentos estavam ocorrendo somente por telefone, devido ao isolamento social para evitar contaminação pelo coronavírus, ele teria invadido as salas na tentativa de falar com o responsável pela secretaria.

Ainda de acordo com relato da PM, ao entrar em uma das salas o vereador se deparou com o comandante da 57ª Companhia de Policia Militar de Barão de Cocais, o tenente Vanderlei Lino, que no momento apurava um procedimento administrativo. Ao perceber a confusão, o policial controlou o vereador e relatou os fatos na ocorrência, que não foi assinada por ele. Ao negar assinar, ele foi detido e encaminhado à delegacia de polícia, onde enfim assinou o termo e foi liberado.
A Câmara Municipal de São Gonçalo divulgou nota repudiando a detenção do vereador. Segundo o documento, Felipe Silveira estava no cumprimento do seu exercício.