Volodymyr Zelensky Presidente da Ucrânia
Volodymyr Olexandrovytch Zelensky (em ucraniano: Володимир Олександрович Зеленський; em russo: Владимир Зеленский;
Local e data de nascimento Krivoi Roh, 25 de janeiro de 1978) é um político, ator, roteirista, comediante e produtor/diretor cinematográfico ucraniano, atual presidente da Ucrânia desde 2019, e sexto presidente desde a independência.
6.º Presidente da Ucrânia
Período
20 de maio de 2019
a atualidade
Primeiro-ministro ou presidente da Ucrânia.
Denys Shmygal Antecessor(a)
Mãe: Rimma Zelenska
Pai: Oleksandr (Aleksandr) Zelensky
Universidade Nacional Econômica de Kiev
Esposa Olena Zelenska (desde 2003)
Filhos 2
Partido Servo do Povo
Religião Judeu
Ocupação político, ator, roteirista e diretor.
Zelensky tornou-se popular no seu país por interpretar o personagem principal de uma série de televisão.
Biografia
Nascido no sudeste da Ucrânia, Zelensky é filho de pais judeus. Estudou na Universidade Nacional Económica de Kiev, onde se graduou em direito. No entanto, nunca exerceu atividades no campo jurídico.
Iniciou a sua carreira artística aos 17 anos, num concurso de comédia. Ficou conhecido entre os ucranianos ao estabelecer e liderar a empresa “Kvartal 95”.
Em 2015, Zelenski tornou-se a estrela da popular série de televisão Servo do Povo, na qual ocupou o papel de presidente da Ucrânia.
Zelenski foi um dos atores do programa comediante ucraniano “Kiev à tarde”, obtendo popularidade a partir da mesma. Vladimir satirizava a realidade ucraniana e o ultranacionalismo ucraniano, pois defendia que a Ucrânia era um país multilíngue, e apoiava a proteção da língua russa (muito falada no leste da Ucrânia) e de outras línguas minoritárias do oeste ucraniano. Apesar deste apoio, Vladimir, em uma das suas atuações apoiou o exército ucraniano, dizendo: “Obrigado por nos defenderem destes diabos”.
Carreira política
Zelenski apoiou o movimento Euromaidan e o exército ucraniano durante a guerra com os rebeldes pró-Rússia no Leste do país.
Em 31 de dezembro de 2018, anunciou a sua candidatura à presidência da Ucrânia. Durante a campanha, apresentou um discurso de renovação e anticorrupção.
A sua ascendência nas pesquisas foi fruto da rejeição às elites e aos políticos, vistos por boa parte da população como incapazes de superar as dificuldades econômicas e os escândalos de corrupção.
No primeiro turno das eleições presidenciais ucranianas de 2019, em 31 de março, recebeu 30% dos votos — tendo sido o candidato mais votado —, contra 16% de Petro Poroshenko, o presidente então em exercício — e 13% de Iúlia Timochenko.[32] Zelenski e Poroshenko passaram ao segundo turno, realizado em 21 de abril de 2019, e Zelensky acabou sendo facilmente eleito no pleito, recebendo 73% dos votos.
Na noite de ontem (dia na Ucrânia), Zelensky gravou um vídeo na frente da casa presidencial em Kiev dizendo que não irá abaixar as armas e nem se entregar.
As forças militares Soviéticas estão muito próximas a Kiev, já há muitos mortos, o Presidente Zelensky foi chamado pelos EUA para sair do país, em resposta ele disse ” Preciso de armas”.
Pelo que a redação do Portal do Médio Piracicaba nota é que o presidente Zelensky está disposto a enfrentar a Rússia, o momento é de tenção e o que nos resta é aguardar.
Fonte : Wikipedia