Geral

14º Prêmio Hugo Werneck: Marina Silva e Santos Dumont têm encontro marcado em BH

Cerimônia do Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, conhecido como o “Oscar da Ecologia” brasileira, contará com a presença da ministra do Meio Ambiente e terá como homenageado especial o mineiro Santos Dumont.

Evento está marcado para terça-feira (02/04)

Em sua 14ª edição, o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade – maior premiação ambiental do Brasil – será entregue em cerimônia marcada para a terça-feira (02/04), às 20h, no Centro de Convenções do Clube de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Este ano, o evento que une ambientalistas, empresários e políticos pela causa comum da sustentabilidade, terá a participação da ministra do Meio Ambiente e da mudança do Clima do Brasil, Marina Silva. O homenageado especial desta edição será Santos Dumont e seu desconhecido protagonismo na luta ambiental.

O mineiro patrono da aviação não somente inventou o avião. Ele também foi percursor da “indústria sem chaminés”, que é outro nome dado ao ecoturismo. A sua atuação em prol desta atividade fez o Brasil se notabilizar mundialmente na preservação, hoje autossustentável, das Cataratas do Iguaçu. Segundo o ambientalista e jornalista Hiram Firmino, coordenador da premiação, esta história será mostrada na abertura do evento: “A exemplo de Santos Dumont, Minas tem presença histórica e natural na discussão ambiental. Foi um mineiro de Guanhães, em Porto Alegre, o primeiro cidadão ambientalista documentado pela imprensa brasileira a subir numa árvore e não deixar o prefeito local cortá-la nem diminuir o seu canteiro, como acontece hoje na nossa ex-Cidade Jardim. Também foi o COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas, que inspirou a criação do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, que rege hoje a legislação ambiental do Brasil”.

O Prêmio Hugo Werneck se tornou uma referência nacional, de Minas para o mundo, como o “Oscar da Ecologia” brasileira. Acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas, e mais de 170 vencedores e homenageados até hoje. O evento é parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, reconhecendo e divulgando os melhores projetos, cases e ações. A premiação também destaca empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições, políticos e personalidades que mais se dedicam à causa hoje universal em defesa do planeta e de sua humanidade, vide a realidade das mudanças climáticas.

O “Prêmio Hugo Werneck” foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008). Um dos precursores da consciência ecológica na América Latina – ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como a RPPM Mata do Jambreiro e os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce.