GeralMúsica

1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!” 06 e 07 de abril de 2024 – Curvelo/MG  

 

Mostra “SerTão Gente!” exibe filmes que valorizam a mineiridade

 

1ª Mostra de Cinema de Curvelo vai transformar a Praça Central do Brasil em uma sala de cinema ao ar livre com a exibição de dois longas e dez curtas-metragens; além das sessões de cinema, a programação gratuita oferece minicurso sobre a história da sétima arte em Minas e oficina com técnicas no set de filmagem

 

A Cidade de Curvelo – localizada na região Central de Minas, a 170 km de Belo Horizonte – marca a sua estreia no circuito mineiro de mostras e festivais de cinema. Nos dias 06 e 07 de abril o município vai experienciar a programação da sua primeira mostra de cinema com o propósito de celebrar e valorizar a cultura de Minas Gerais, a 1ª Mostra de Cinema “SerTão Gente!”. A iniciativa cultural vai transformar a Praça Central do Brasil em uma sala de cinema ao ar livre onde serão exibidos filmes nos formatos de longa e curta-metragens. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

 

“A ideia do nome – “SerTão Gente!” – surgiu de um desejo de expressar algo que fosse de fato autêntico e tivesse conexão direta conosco, com as pessoas da cidade de Curvelo e do estado de Minas Gerais. Ser tão gente, faz referência às pessoas e também ao sertão, já que Curvelo é conhecida como a Portal do Cerrado devido à sua localização geográfica”, justifica a produtora cultural e idealizadora e coordenadora geral da Mostra, Wal Rocha.

 

A coordenadora chama a atenção para uma sessão especial programada para o dia 05 de abril (sexta-feira), nas dependências da APAE de Curvelo, às 9h, com a exibição de três curtas-metragens. “Essa iniciativa busca promover uma experiência inclusiva e cultural para os assistidos pela APAE e suas famílias, um compromisso da Mostra de Cinema “SerTão Gente!” com a igualdade de acesso à cultura e ao entretenimento”, explica. Na sessão especial, serão exibidos os curtas “Quatro Bilhões de Infinitos”, com direção de Marco Antônio Pereira; Pivete”, de Júlia Gama Fernandes e Ariel Rezende; e “Fé & Cantoria – Irmãs Maria e Simiana”, de Mateus Sizilio. 

 

1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!”  conta com recursos do Ministério da Cultura via Edital de Chamamento Público para o Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo em Curvelo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curvelo. Todas as informações sobre a 1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!” podem ser acessadas no perfil no evento no Instagram, @mostradecinemasertaogente.

 

Mineiridade na telona

 

Na grade de filmes estão dois longas-metragens convidados e dez produções audiovisuais com curta duração, inscritas para a Mostra e selecionadas pela curadoria. “Alinhados à ideia do edital de inscrição, foram selecionados trabalhos produzidos em Minas Gerais, com a preponderância de produções oriundas do interior do estado. Nesse primeiro contato dos curvelanos com o festival, fez sentido oferecer produções que retratam as singularidades do cinema de Minas. Há filmes de Belo Horizonte, mas boa parte foi produzida em cidades do interior e da região, como Montes Claros, Cordisburgo, da própria Curvelo. O espectador da Mostra vai se deparar com uma produção contemporânea de curtas-metragens, muito inventiva, que alterna de uma maneira muito original, a fantasia, o documentário, o olhar social, o olhar político e a imaginação”, explica Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema, responsável pela seleção dos filmes da “SerTão Gente!”. Miranda pontua que os dez trabalhos foram escolhidos entre os quase 100 curtas inscritos para serem exibidos na Mostra.

 

O curador destaca que o recorte dos dois longas-metragens a serem exibidos representa uma mineiridade interiorana bastante própria em relação a outros estados do Brasil. “Os longas convidados são filmes que mostram o interior de Minas de uma maneira diferente um do outro. Temos “Girimunho”, de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, filmado em São Romão, às margens do Rio São Francisco, em 2011, e uma produção de 1952, “O Canto da Saudade”, de Humberto Mauro, diretor considerado o pai do cinema mineiro”, detalha Miranda.

 

“Girimunho” é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.

Já “O Canto da Saudade” é o último filme dirigido por Humberto Mauro. A produção retrata o cotidiano de uma cidade do interior às voltas de uma campanha eleitoral.

 

Atividades paralelas

 

Além das projeções, a programação gratuita vai oferecer minicurso e oficina presenciais sobre a sétima arte. O minicurso “A História do Cinema em Minas Gerais” será conduzido pelo mestre em Comunicação pela UFMG, Marcelo Miranda, profissional experiente que trabalha há 20 anos com cinema e jornalismo especializado. “No minicurso, serão abordados detalhes das primeiras manifestações de cinema em Minas Gerais, ainda no fim do século 19; o desenvolvimento do audiovisual no estado ao longo das décadas; e o cenário contemporâneo de produção”, detalha Miranda.

 

Já a oficina “Conhecimentos práticos sobre um set de filmagem” contará com os trabalhos do diretor de cinema Rodrigo Brant, que também é o responsável pela coordenação técnica da “Mostra SerTão Gente!”. Brant adianta que oficina será uma forma de repassar conhecimentos práticos sobre gravação no set, encorajando os participantes a aplicar técnicas de filmagem, roteiro e direção adquiridas na oficina em seus próprios projetos ou carreiras no cinema.

 

1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!” – Programação

 

05 de abril, sexta-feira

9h: Sessão especial na Apae de Curvelo. Exibição de três curtas-metragens:

  • “Quatro Bilhões de Infinitos” (Direção: Marco Antônio Pereira; ficção; 2020; 14’)
  • “Pivete” (Direção: Júlia Gama Fernandes e Ariel Rezende; drama; 2022; 15’)
  • “Fé & Cantoria – Irmãs Maria e Simiana” (Direção: Mateus Sizilio; documentário; 2023; 18’)

06 de abril, sábado

13h-15h: Minicurso “A História do Cinema em Minas Gerais”, com Marcelo Miranda

 

19h: Curtas-metragens– Sessão I

  • “Quatro Bilhões de Infinitos” (Direção: Marco Antônio Pereira; ficção; 2020; 14’)
  • “Comida de Quintal” (Direção: Luísa Macedo; documentário, 2022; 17’)
  • “Santa Cruz” (Direção: Rita Bordone; ficção; 2023; 16’)
  • “Vidas (ou)vidas” (Direção: Luís Evo; documentário; 2021; 14’)
  • “Big Bang” (Direção: Carlos Segundo; ficção; 2022; 14’)

21h: Longa-metragem – Sessão I

Exibição especial: “Não é Outra de Amor” (Artista: Juh Rocha; videoclipe; 2023; 3’)

Longa: “Girimunho” (Direção: Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr.; ficção; 2011; 90’)

 

07 de abril, domingo

13h-15h: Oficina “Conhecimentos práticos sobre um set de filmagem” com Rodrigo Brant

 

19h: Curtas-metragens – Sessão II

  • “Você me vira a cabeça [Me tira do sério]” (Artista: Rodrigo Oliveira Piteco, com Atípica de Lhamas e Nath Rodrigues; videoclipe; 2023; 6’)
  • “Morro do Cemitério (Direção: Rodrigo R. Meireles; documentário/drama; 2023; 19’)
  • “Garra” (Direção: Clara Estolano; fantasia/experimental; 2023; 5’)
  • “Pivete” (Direção: Júlia Gama Fernandes e Ariel Rezende; drama; 2022; 15’)
  • “Fé & Cantoria – Irmãs Maria e Simiana” (Direção: Mateus Sizilio; documentário; 2023; 18’)

21h – Longa-metragem – Sessão II

“O Canto da Saudade” (Direção: Humberto Mauro; ficção; 1952; 95’)

 

Serviço

1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!”

Programação gratuita.

 

Exibição de filmes: 06 e 07 de abril, a partir das 19h

Local: Praça Central do Brasil (Praça da Estação), Curvelo/MG

 

Informações: (38) 99957-2902 | @mostradecinemasertaogente

https://www.instagram.com/mostradecinemasertaogente/

Realização: Wal Rocha, com recursos do Ministério da Cultura via Edital de Chamamento Público para o Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo em Curvelo

Apoio: Prefeitura Municipal de Curvelo