EsporteSaúde

Portuguesa entra em campo para alertar sobre doença rara

 

No jogo do próximo dia 24 de julho, em partida pela Copa Paulista, o time busca conscientizar sociedade sobre o diagnóstico precoce e o cuidado adequado da PAF-TTR

São Paulo, julho de 2022 — No mundo, estima-se que há cerca de 50 mil pessoas com polineuropatia amiloidótica familiar relacionada à transtirretina, mais conhecida pela sigla PAF-TTR, uma doença genética rara e progressiva, associada ao depósito de fibras proteicas denominadas amiloides nos tecidos, mudando suas estruturas e funções[1]. Com o objetivo de alertar a sociedade para o diagnóstico precoce e a urgência de cuidados multidisciplinares, foi lançada a campanha de conscientização Antes Que A PAF Me Pare, que tem o time paulistano Portuguesa como um dos parceiros. A campanha foi desenvolvida pela PTC Therapeutics.

No dia 24 de julho, às 16 horas, o time entrará no estádio do Canindé para disputar a Copa Paulista e dar visibilidade à doença. A equipe de raízes lusitanas foi escolhida porque a PAF-TTR foi descrita inicialmente em Portugal[2].

Sobre polineuropatia amiloidótica familiar (PAF-TTR)
A polineuropatia amiloidótica familiar (PAF-TTR) também conhecida como amiloidose hereditária por transtirretina com polineuropatia, é uma doença genética rara, progressiva e que afeta indivíduos adultos. O nome polineuropatia sugere uma enfermidade que acomete diversos nervos. É chamada de amiloidótica por seu dano estar associado ao depósito de fibras proteicas denominadas amiloides, o que impacta a estrutura e a função desses tecidos1.