Geral

Mapa da Mina: a história de sucesso do Rio de Janeiro para o mundo

Mapa da Mina: a história de sucesso do Rio de Janeiro para o mundo

Rede de franquia relembra os 25 anos de excelência na fabricação e venda de semijoias

Mapa da Mina possui uma jornada inspiradora de empreendedorismo e dedicação com início em 1995, no município de Duque de Caxias, no estado do  Rio de Janeiro. Fundada pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, a empresa começou como uma pequena revenda de semijoias e hoje está presente em vários estados do país.

Na época, Elisangela comprava as peças de um lojista que era amigo da família e ficava próximo à sua casa. O local era discreto e apropriado para sua gestão de revenda por valor mais lucrativo. Em pouco tempo, a fundadora percebeu que a demanda pelos produtos estava crescendo rapidamente e o negócio, ficava cada vez conhecido.

No ano 2000, Jamil decidiu transformar uma loja que atuava com venda de perfumes em mais um espaço dedicado às semijoias. Na escolha do nome da marca, os empreendedores se inspiraram no caminho secreto que Elisangela fazia até o fornecedor sem que as revendedoras descobrissem seu “Mapa da Mina”.

Mais tarde, em 2013, iniciaram o processo de franquia, levando suas peças exclusivas e de fabricação própria para outros estados do Brasil. Marcos Pertile viu o potencial da marca e se tornou o sócio que fez grande diferença na expansão da empresa. Ao longo dos anos, os três empreendedores visionários construíram uma rede com mais de 40 unidades, em diversos estados brasileiros, além de três em Portugal.

Atualmente, a rede também opera com mais de 500 revendedores. Essa expansão é resultado do compromisso da empresa em fornecer produtos de alta qualidade e design exclusivo no mercado.

O mercado de semijoias está sempre em crescimento, pois cada vez mais a mulher tem sua autonomia financeira. A empresa continua se dedicando para levar as melhores soluções e suporte contínuo aos franqueados”, garante Marcos, sócio da rede.

Como parte de seu compromisso, a rede continua investindo em treinamento, produtos e marketing para seus franqueados. Foi criado, inclusive, um programa de webnares com assuntos que sugerem capacitação, realizados periodicamente. A última edição foi sobre contratação de novos talentos, demonstrando a confiança da empresa em expandir ainda mais suas operações.

No segundo trimestre de 2023, dados atualizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam crescimento em todos os segmentos de atuação de franquias. A área de moda registrou um aumento de 16,8% no faturamento comparado ao período do ano anterior.

Para 2023, a nossa expectativa é para superar a inflação e continuar expandindo as atividades no mercado de semijoias” afirma Marcos. Com produtos que incluem peças em aço inox, fabricadas internamente e com até um ano de garantia, a empresa oferece qualidade e segurança aos seus clientes. Além disso, a Mapa da Mina facilita os pagamentos iniciais dos franqueados e permite a troca de produtos não vendidos do enxoval inaugural, proporcionando suporte aos seus parceiros de negócios.

A busca pela perfeição e autoestima é o que impulsiona a Mapa da Mina, consolidando sua posição como uma grande marca do setor de acessórios de moda. A empresa combina habilidade artesanal com tecnologia de ponta para criar peças que refletem a beleza e a sofisticação de seus clientes. As lojas da franquia não vendem apenas acessórios, mas também oferecem uma nova experiência de elegância e estilo.

Sobre a Mapa da Mina

Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é hoje uma rede brasileira com destaque na fabricação e venda especializada de semijoias. No franchising desde 2012, possui dois modelos de negócio: loja e quiosque. Conta com mais de 40 operações e 500 revendedores, com faturamento médio mensal de R$ 50.000,00 e prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses e capital de giro de R$ 20.000,00.

RX da franquia

Modelo de negócio: Quiosque e Loja

Segmento de atuação: Acessórios de Moda

Ano de fundação: 1995

Ano de início do Franchising: 2015

Número de unidades total: 48

Número de unidades próprias:1

Número de unidades franqueadas: 47

Investimento inicial: a partir de R$ 140.000 para quiosque e R$ 180.000,00 para Loja

Taxa de franquia: R$ 25.000,00 (quiosque e loja)

Capital de giro: R$ 20.000,00

Royalties: Incluso no produto

Taxa de publicidade: 5% do valor de compra

Área mínima por unidade: Quiosque 6m2 e Loja 20m2

Nº de funcionários por unidade: Quiosque 3 pessoas, loja 2 pessoas

Faturamento médio mensal: R$ 50.000,00 (quiosque e loja)

Prazo de retorno de investimento: 18 a 36 meses

Prazo de contrato: 5 anos

Telefone: (19) 3441-6558

Celular: (19) 9841-54040

Site: www.mapadamina.com.br

E-mail: marcos@mapadamina.com.br

 

 

 

Informações para a imprensa:

Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação do Mapa da Mina

(11) 99210-8191 / (11) 2275-0833

Fran Oliveira – fran@oficina.inf.br

Eric Ribeiro – eric@oficina.inf.br

 

 

Imagens relacionadas


baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução