Geral

Memorial Vale e Instituto Inhotim promovem encontro para discutir vocação de museus

 Leda Maria Martins, Glória Jové e Antônio Almeida participam da iniciativa que integra a Semana de Museus. Encontro será no Memorial Vale, na quinta-feira, 16 de maio, e as inscrições estão abertas.

Como os museus podem criar situações que favoreçam compreensões do mundo, circulação de saberes e experiências com as diversas formas de vida? Essa pergunta, que tem desafiado educadores e pesquisadores museais a repensar suas práticas, será o tema do encontro “Museus para uma vida em comum” que será realizado no Memorial Vale na quinta-feira, 16 de maio, às 18h30. Proposto pelos programas de educação do Instituto Inhotim e do Memorial Minas Gerais Vale, o encontro vai trazer Leda Maria Martins (MG), Glória Jové (Espanha) e Antônio Almeida (MS) para partilhar ideias sobre a pesquisa e a educação como vocação dos museus e instituições culturais. Para participar é necessária inscrição prévia através do telefone (31) 3343-7317 ou whatsApp (31) 8223-7433. 

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .  

Voltado para professores, educadores, produtores culturais e interessados pela área, este encontro integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus que, neste ano, tem a temática “Museus, Educação e Pesquisa”. Com a proposta de discutir a vocação intrínseca de museus e instituições culturais para pesquisa e educação, o encontro tem como uma de suas convidadas a poeta, ensaísta, dramaturga e professora, Leda Maria Martins.  Dentre seus livros, estão Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (Editora Cobogó, 2021); Afrografias da memória (Editoras Perspectiva/ Mazza, 2021 e 1997); Os dias anônimos (Editora Sette Letras, 1999), entre outros. Em 2022, Leda recebeu o Prêmio Milú Villela da Fundação Itaú Cultural, e em 2023 o Prêmio Funarte de Mestre de Artes Integradas. 

Também participam do encontro a professora universitária e pedagoga espanhola, Glória Jové e Antônio Almeida, do Mato Grosso do Sul. Durante o evento será realizado sorteio de um ônibus escolar, exclusivamente para escolas públicas, para visitação de estudantes ao Memorial.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.