Nova geração de condomínios horizontais traz até escola para dentro dos residenciais
Nova geração de condomínios horizontais traz até escola para dentro dos residenciais
A FGR lança o Jardins Grécia no dia 28 de junho, que contará com escola de idiomas, padaria e restaurante dentro do de sua estrutura interna
Mais da metade das cidades do país cresceu entre 2010 e 2022. É o que apontam os dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE. Junto com esta expansão, vem aumentando também os lançamentos de condomínios horizontais, que oferecem um ambiente residencial mais bucólico para se viver com liberdade, segurança e lazer. Estes projetos normalmente estão situados em regiões mais afastadas, onde há grandes áreas disponíveis para sua implantação, o que traz o desafio de lidar com as dificuldades de mobilidade urbana.
A região metropolitana de Goiânia, que foi a segunda que mais cresceu em todo país de acordo com o último censo, tornou-se uma das principais cidades onde mais se lança residenciais fechados, com inovações dos projetos chamam atenção de players de todo País. Os novos projetos têm buscado agregar cada vez mais serviços que os moradores tenham tudo à mão e diminuam a necessidade de se deslocar em sua rotina.
Mercado autônomo, aplicativo com rede de diaristas, pet móvel e lava car móvel são alguns serviços que já fazem parte dos condomínios Jardins desenvolvido pela FGR Incorporações, que encerra o primeiro semestre de 2025 com 44 projetos já desenvolvidos pela marca. “A padaria dentro do condomínio adoça e facilita a nossa rotina”, atesta a empresária Alessandra Magalhães, moradora do Jardins Marselha. O condomínio, já entregue aos moradores, agora conta com uma padaria com empório dentro de seu perímetro, permitindo o acesso fácil e seguro da comunidade que lá vive, inclusive as crianças.
Os lançamentos mais recentes, como o Jardins Grécia, trouxeram ainda mais inovações para os moradores. Além de padaria, haverá restaurante e até uma escola de inglês dentro do perímetro residencial. “Hoje, esses condomínios estão se tornando verdadeiros hubs, agregando não só a moradia e o lazer, mas serviços, comércio e outras comodidades”, explica Guilherme Craveiro, sócio fundador da FGR Incorporações, uma das pioneiras no desenvolvimento de condomínios horizontais em Goiânia. Seus projetos já chegaram a estados como Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins, e no Distrito Federal.
O lançamento do Jardins Grécia marca a série dos 40 anos da FGR, e será construído na região metropolitana de Goiânia. Ele representou o maior Valor Geral de Vendas da empresa, R$ 850 milhões, totalmente comercializado no lançamento, cuja abertura de vendas aconteceu em 28 de junho. “Sem dúvida, foi a maior movimentação financeira em um lançamento goiano neste ano com uma comercialização em tempo recorde”, assegura Guilherme Craveiro.
O projeto terá iluminação subterrânea, piso intertravado nas ruas e calçadas e arquitetura inspirada na Grécia. Para o lazer, o projeto também traz em seu projeto diferenciais inéditos. O novo condomínio de casas contará com mais de 20 áreas de lazer e convivência, com destaque para uma quadra de pickleball e uma trilha de mountain bike. Outros equipamentos são capela, espaço feira, horta, pet place e vários ambientes de convivência e para prática esportiva, como quadras de areia, de tênis, piscinas adulto e infantil, academia, academia equipada, academia ao ar livre e uma pista interna de cooper.
CASAS PRONTASMesmo com bem sucedidos lançamentos de condomínios horizontais de lotes, Craveiro conta que a FGR percebeu uma dificuldade recorrente: com o terreno comprado, era significativo o número de clientes que tinham dificuldade de construir suas residências. “Essa era uma dor recorrente que notamos, pois ao adquirir o lote, algumas famílias demoravam muito para construir pela falta de tempo e a expertise necessária para planejar e acompanhar uma obra. Ao percebermos isso, pensamos num novo produto, os Jardins com casas prontas, que virou um sucesso imediato. Além de uma ocupação mais rápida, a valorização aconteceu de forma muito mais rápida”, ressalta.
A solução foi lançada pela incorporadora a partir de 2021, com o lançamento do Jardins Marselha, na região metropolitana de Goiânia, o primeiro empreendimento da FGR a ser 100% entregue com casas prontas. Depois do Jardins Marselha, hoje já ocupado, o Jardins Lyons, em fase de entrega, e o Jardins Cannes, em obras. Em junho, aconteceu o lançamento do Jardins Grécia, a 10 minutos do Shopping Flamboyant, com casas de plantas térreas com 110m², além de sobrados com até 183m², com configurações de 3 ou 4 quartos e poderão ser financiadas diretamente com a incorporadora em até 480 meses. “As fachadas possuem até 45 variações. Os modelos serão implantados de forma que casas de fachadas iguais não fiquem próximas, o que trará um equilíbrio estético ao condomínio”, diz Craveiro.
Imagens relacionadas
Divulgação baixar em alta resolução |
Divulgação baixar em alta resolução |
Maquete do Jardins Grécia, mais recente lançamento da FGR que segue tendência de luxo com total comodidade FGR Incorporações baixar em alta resolução |
Guilherme Craveiro, sócio fundador da FGR Incorporações, e Camila Alcântara, diretora comercial e de relacionamento com o cliente FGR Incorporações baixar em alta resolução |
![]() | CO |


