Possíveis candidatos, representando o governo nas eleições 2028 em São Gonçalo do Rio Abaixo
SGRA, domingo (28) de junho de 2026.
Estamos em ano de Copa do Mundo, portanto ano de eleições para presidente, governadores, deputados e senadores.
Mas na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, o processo eleitoral não para, pois a cidade gira em torno do assunto POLÍTICA.
Podemos dizer que o povo é observador, vêem os candidatos, e aquele que estiver na hora certa, no lugar certo será eleito prefeito, tipo assim, o estouro da boiada, como foi o caso das duas últimas eleições, aquele que saiu com larga vantagem venceu, no caso foi Nozinho que está no quarto mandato.

Nozinho, apoiou o ex-prefeito Antônio Carlos por duas vezes, eleito e reeleito, mas em 2020, após uma carta endereçada à população de São Gonçalo, veio o rompimento, Nozinho foi candidato e foi eleito pela terceira vez, isso em 2020, vencedo Luciana Bicalho, até então apoiada por Antônio Carlos.


Tendo Léo de Amora como vice em 2020.
Já no ano de 2024, a coisa desandou para os lados da oposição, Luciana, Caio Silva, Dr Luan e Dominguinhos mais uma vez.
Oposição toda rachada, Nozinho reeleito, quase 70% dos votos, foram mais de 3500 votos sobre Luciana Bicalho, a segunda colocada, só que em 2024, Antônio Carlos já não estava junto de Luciana, apoiou Caio Silva que foi o terceiro colocado.

E Dr Luan também foi candidato, ficou na quarta colocação praticamente empatado com Caio Silva.

E o ex-prefeito Dominguinhos, ficou em quinto e último lugar, mas tem detalhes interessante, desde 1996, quando foi eleito prefeito, Domingos Antônio Ribeiro só deixou de ser candidato em 2016, quando apoiou Buzica, por falar em Buziba Fonseca, está meio sumido do cenário político.


Agora iremos falar dos possíveis nomes que podem ser candidato apoiado por Nozinho, primeiro Gabriel Quintão, natural de Itabira, sempre exerceu cargos públicos, segundo informações extra oficiais teria brigado com o prefeito de Itabira, Março Antônio Lage de quem foi por 4 anos secretário de várias pastas, foi assessor de Nozinho quando o atual prefeito era deputado.
Agora vem algo interessante sobre Gabriel, ele é suplemento de vereador em Itabira, sempre me disse que seria candidato novamente ao cargo de vereador em Itabira.
Quis o destino que Marco Antônio Lage, chamasse a vereadora do PDT de Itabira para trabalhar como secretária no executivo. Portanto o cargo de vereador caiu no colo dele, mas ele disse não.
Resolveu ficar em São Gonçalo onde trabalha como secretário de desenvolvimento econômico, tem 30 anos, a formação profissional não sei qual, mais irei citar cientista político, pois já trabalhou como assessor de Nozinho quando deputado, Marco Antônio prefeito de Itabira e Nozinho prefeito de São Gonçalo, aqui ganhou o apelido de TERROR DOS SECRETÁRIOS.
Agora iremos falar de Eduardo Fonseca, 57 anos, natural de São Gonçalo, apaixonado por futebol, quase foi jogador profissional, um homem de família, casado com a ex-vereadora e ex-secretaria Renata.
inclusive, quando retornou de Ipatinga, eu Saulo Carvalho joguei uma partida de futebol contra Eduardo no Campo do Operário, nunca fui bom de bola, era goleiro, mas as vezes jogava na linha.
Eduardo é 10 anos mais velho que eu, então creio que eu tinha 28 e ele 38, nesse jogo todas bolas que eu partia para cima dele, eu passava, Eduardo era muito bom de bola, mas já estava no final de carreira, zagueiro lento, mas muito clássico e neste dia eu estava inspirado, jogando de atacante pela esquerda, pois sou destro, era pegar a bola correr limpar o Eduardo e chutar em gol, naquele dia estava mamão com açúcar.
Só que tem um detalhe, eu sempre fui peladeiro, Eduardo quase foi profissional pelo Vasco da Gama na época de Romário, o jogo tinha uns 25 minutos do primeiro tempo, ainda estava 0 a 0, mas Eduardo que quase foi profissional me deu um chute no tornozelo, o juiz nem viu, cara eu saí do jogo e tchau foi uma semana para voltar a pisar no chão,
Uma coisa é certa, na zaga Eduardo batia e o juiz não via.
Sobre política, Eduardo Fonseca quer o apoio de Nozinho para ser candidato a prefeito em 2028.
Agora o candidato natural, neste caso seria o vice, Léo de Amora, Léo tem o nome de Leandro Amora de Castro, natural de João Monlevade, por incrível que parece, a primeira casa que Leandro Amora morou em São Gonçalo, foi um comércio que meu pai, senhor Afonso (in memória), alugou para Amora Pai (in memória) no bairro Niterói, não lembro quase nada dessa épocaz sou 3 anos mais velho que Léo, papai foi para Coronel Fabriciano em 1985, vendeu a casa onde nasci para Fonsecão que era amigo de papai, foi prefeito duas vezes, e Léo de Amora e casado com a neta de Fonsecão, coisas do destino.

Pelo que sabemos Léo Amora está cursando medicina, quase formando, tomara que seja um bom médico.
É filiado ao PSB, engraçado, esse partido tem um dirigente que é de Itabira, estudou dois anos comigo no ensino médio, em Coronel Fabriciano, passou no concurso público, um dia precisei de um favor, afinal ele é nosso funcionário, e me virou as costas. Engraçado isso.

Para finalizar, podemos dizer que no momento temos um cientista político, (Gabriel Quintão), um empresário (Eduardo Fonseca) e o vice, Leandro Amora de Castro, empresário e futuro médico.

Na minha opinião, hoje, domingo (28) de junho, seria um desses três nomes representsnfo o governo.
Mas como diria um outro amigo meu, Pelé de Fonseca, ex-vereador, ex-assessor anti drogas do governo do estado, chefe de governo do prefeito Armistrong e também foi chefe de governo da prefeitura em Ibirité, e o cargo mais importante que Pele de Fonseca exerceu, foi prefeito biônico em São Gonçalo do Rio Abaixo, mas essa será outra matéria.

E Pelé sempre fala comigo, política é igual vento, muda de uma hora para outro.
A seguir cenas dos próximos capítulos.
Por Saulo Carvalho Ribeiro

