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Redes sociais: Musk segue vencendo Moraes

Crédito da Imagem: Divulgação e Agência Brasil

Proprietário do X tem 45% de menções positivas enquanto o ministro do STF recebe 59% de críticas à sua atuação no caso

Desde o dia 6 de abril, quando o CEO da Tesla e proprietário da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) Elon Musk publicou posts ameaçando descumprir decisões judiciais recebidas pela plataforma, o cenário digital brasileiro tem sido palco de uma intensa batalha envolvendo o empresário e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Neste período, ambos protagonizaram vários lances de uma guerra de narrativas que tem como pano de fundo a discussão em torno da liberdade de expressão na internet e até que ponto as leis nacionais podem ou devem influenciar o que é publicado em plataformas globais. Conforme indicam estudos feitos por Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, quase 20 dias depois do início da tensão, o empresário segue levando vantagem junto à opinião pública.

De acordo com o trabalho, nos últimos 7 dias, Elon Musk recebeu mais de 97 mil menções, sendo o pico das citações no dia 21 de abril. Entre este montante, 45% são consideradas positivas, o que reflete uma aprovação significativa de sua figura e possivelmente de sua gestão à frente da X. Por outro lado, Alexandre de Moraes recebeu mais de 30 mil menções no mesmo período, com um pico no dia 20 de abril, e uma predominância de menções negativas, alcançando 59%.

“Essa polarização de opiniões revela muito sobre o atual estado do debate público brasileiro, especialmente em questões de liberdade de expressão e regulamentação da internet”, afirma Carvalho.

Segundo ela, as críticas relacionadas à atuação de Elon Musk, como proprietário da X, se referem à permissão para que contas anteriormente banidas no Brasil, como a de Allan dos Santos, continuem a postar na rede social livremente.

“Este fato é visto por muitos como um desafio direto às leis brasileiras, uma vez que o conteúdo dessas contas é acessível a usuários de outros países ou a brasileiros que utilizem VPN”, diz.

Por outro lado, a professora explica que os críticos de Alexandre de Moraes veem suas ações como autoritárias e excedendo a sua jurisdição, já que Allan dos Santos e Monark, outro alvo de Moraes, não residem mais no Brasil e seus posts são feitos de outro país e não acessíveis aos brasileiros que não se utilizam de ferramentas para, deliberadamente, acessarem estes conteúdos.

Outro fator ressaltado pela pesquisa é a questão de gênero presente no debate. “A maioria das contas que engajam ou mencionam ambos é masculina, cerca de 67%. Isso pode indicar um desinteresse das mulheres pelo tema ou simplesmente refletir um desequilíbrio de gênero mais amplo nas discussões políticas online”, reflete.

Seja como for, a especialista afirma que a popularidade e os sentimentos atrelados a Elon Musk parecem indicar que, no momento, ele está “vencendo” essa guerra narrativa.

Sobre Lilian Carvalho

Com 14 anos de experiência em educação corporativa, Lilian Carvalho é coordenadora do certificado profissional em marketing digital da Universidade de Chicago além de ser professora em algumas das mais prestigiadas escolas de negócios brasileiras como FGV/EAESP, Saint Paul Business School, Insper e FIA.

Ela também é criadora da Lumière, empresa dedicada a oferecer treinamentos in-company para grandes empresas, mentorias e palestras, com foco principalmente em marketing digital, vendas, gestão de equipes e transformação digital.

Para saber mais acesse: https://www.linkedin.com/in/lilianspcarvalho/