Geral

Sebrae Minas destaca talentos do artesanato mineiro no Salão do Artesanato em São Paulo

 Evento nacional é vitrine para produtos criativos do estado e expectativa de ampliação de mercados e geração de novos negócios O Sebrae Minas participa, de 21 a 25 de maio, do 19º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em São Paulo. A feira reúne artesãos de todas as regiões do Brasil e se consolida como uma das principais vitrines para comercialização e valorização do artesanato nacional. A instituição levará artesãos mineiros reconhecidos por sua excelência, criatividade e identidade cultural. A ação reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do setor artesanal e o fortalecimento da economia criativa em Minas Gerais. Em 2024, a participação na feira movimentou quase R$ 2 milhões em vendas diretas, evidenciando o potencial econômico do segmento. A presença dos artesãos mineiros no evento visa ampliar o alcance das marcas participantes, promover a identidade territorial dos produtos e gerar oportunidades de negócios. A expectativa é fortalecer o artesanato de Minas Gerais como expressão cultural e fonte de renda, além de consolidar o Sebrae como parceiro estratégico dos pequenos negócios criativos. “O Salão do Artesanato é uma vitrine estratégica para os artesãos mineiros, que ganham visibilidade, fecham negócios, fazem conexões e mostram ao Brasil e ao mundo o valor cultural e econômico do artesanato do estado. O Sebrae Minas está ao lado desses empreendedores, apoiando sua profissionalização, inovação e entrada em novos mercados”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. Prêmio Sebrae TOP 100 de ArtesanatoTodos os artesãos que vão participar do Salão, no estande do Sebrae, foram premiados em edições do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A iniciativa tem o objetivo de promover o artesanato brasileiro e as melhores práticas desenvolvidas nas unidades produtivas. Com cerca de 14 mil m² de área, a feira atrai consumidores finais, lojistas e apreciadores da cultura brasileira e é considerada uma vitrine para os artesãos. Além da exposição e venda de peças, a programação inclui oficinas e palestras, que promovem a integração entre artesãos de diversas regiões, com demonstrações de diferentes técnicas e uso de variadas matérias-primas. Expectativas de novos negócios e networkingO artesão Josias Cardoso dos Santos, da Divino Ofhicio Artesanato, de Lagoa Dourada, vai participar pela primeira vez do Salão do Artesanato. “Produzimos esculturas em madeira do Divino Espírito Santo, objetos de decoração e peças torneadas em madeira. A nossa produção é realizada de forma artesanal, usamos madeira de eucalipto de reflorestamento para garantir a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente. Nossa expectativa é fazer novos contatos, captar novos clientes e conhecer as novas tendências e expectativas do mercado em relação ao produto artesanal, além de fazer vendas diretas ao consumidor final e lojistas”, destaca.
 Josias Cardoso dos Santos Também pela primeira vez na feira, o artesão João Batista Ferreira Anjos, da Arte Leite, de Ouro Preto, tem boas expectativas para o evento. “O Sebrae está levando a gente para a feira, nos apoiando em diversos momentos, o que é fundamental, pois, sem isso, não conseguiríamos participar. Espero que as vendas sejam boas e que bons negócios futuros sejam encaminhados”, reforça o artesão, que produz manualmente joias de prata com gemas lapidadas nacionais e internacionais para fabricação de anéis, pulseiras, brincos, colares, pingentes etc.
 João Batista Ferreira Anjos De Muzambinho, a artesã Simara Marques Bernardes desembarca no Salão do Artesanato pela segunda vez. A Minas Brasil Tecelagem vai expor tapetes de até 4 metros de largura, jogos americanos, bolsas, kit passadeira, argola de guardanapos e mantas de sofá. “Todos os nossos produtos são feitos no tear manual, por isso a diferença na qualidade. Minha expectativa é fazer bons negócios na feira e contato com grandes lojistas”, conta.
 Simara Marques Bernardes Serviço
19º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras
De 21 a 25 de maio de 2025
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, São Paulo
21 a 23/05 das 10h às 21h | 24 e 25/05 das 11h às 21h 
  

Deixe um comentário