Situação atual do Rio Santa Barbara 02/03/2020
NOVAS PREVISÕES INDICAM CHUVAS ATÉ ABRIL
Segundo os portais de meteorologia e o jornal MGTV, primeira edição, as chuvas persistirão durante todo mês de março, com alguns períodos sem precipitações.
Há registros de quedas de barrancos e atoleiros em diversas localidades rurais.
.
..
DEFESA CIVIL FAZ INSPEÇÃO EM PETI
No final da tarde de hoje, a Defesa Civil fez uma inspeção (in loco) na barragem de Peti e na sala de controle, para certificação das informações constantes no aplicativo Proximidade da Cemig.
Os técnicos plantonistas reafirmaram o estado da barragem e conduziram os fiscais por todas instalações, comportas e sistemas de medições, confirmando assim as informações repassadas para a comunidade, tendo sido solícitos, profissionais e transparentes.
Segundo eles, a enchente passada era inevitável, já que todos os procedimentos cautelares foram adotados, mas que as fortes chuvas extrapolaram muito os piores cenários de previsões, pegando todos de surpresa.
Ao final da diligência, quando já retornávamos ao veículo da prefeitura, foi acionada a sirene para incremento de abertura das comportas, aumentando a vazão para cerca de 127 m³/s de defluência (saída de água). Só lembrando, a calha do rio Santa Bárbara suporta até 250 m³/s.
Segundo os barrageiros, leva em torno de 1 hora (dependendo do volume de vazão) para o aumento do nível do rio chegar à cidade.
.
..
ALERTA LARANJA
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia segue com Alerta Laranja de chuvas, com previsões de precipitações de até 100mm de chuvas por dia, riscos de alagamentos e quedas de barreiras.
.
..
ESTADO DE ALERTA
A situação no momento é controlada, sem maiores riscos de enchentes.
Porém, as incessantes chuvas e constantes mudanças das previsões com aumentos de chuvas inspiram maiores cuidados e estado de alerta para o pessoal da Defesa Civil e para a população.
O rio deve subir mais um pouco nos próximos minutos. Até o momento que saímos de Peti, não havia nenhum informe de alteração de estado de atenção, que justificasse uma evacuação, por exemplo.
A qualquer momento, a Defesa Civil municipal poderá soltar um informe com novas situações, inclusive de cenários piores. Sendo assim, fiquem atentos a’O Catungui, que será o canal oficial voluntário para emissão dos informes de estados do rio e da barragem.
.
..
DICAS PARA EVITAR PERDAS
Quem tem comércio, nestas épocas de chuvas, deve treinar seu pessoal e criar um plano contingencial de emergência, de forma que consiga fazer remoção e uma transferência rápida de estoque para um local seguro. As mercadorias mais caras podem ficar em locais mais altos, onde não chegariam as águas, por exemplo, além de manterem menores quantidades, mantendo só em exposição o que seria o giro do dia.