Geral

TJMG inaugura Central de Execução de Medidas de Segurança

 

Cemes é uma iniciativa do GMF e do PAI-PJ

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais realiza, na quarta-feira (18/5), a solenidade de descerramento da placa de inauguração da Central de Execução de Medidas de Segurança 4.0 (Cemes). O evento será no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça, no Centro de Belo Horizonte, e será conduzido pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.
Também irão participar o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF), desembargador Júlio Gutierrez; da coordenadora-geral do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAIPJ), desembargadora Márcia Milanez; e do coordenador executivo do PAI-PJ, juiz Luís Fernando Nigro.

 

Cemes começou a operar em março, no Anexo I do TJMG, no Centro de Belo Horizonte

 

 

A Cemes, que já opera desde março, no Anexo I do TJMG, é uma iniciativa do GMF e do PAI-PJ, criada para agilizar e monitorar a execução de medidas de segurança e seus incidentes e promover a cooperação no processamento de tais procedimentos, nas unidades judiciárias da justiça de primeiro grau de Minas Gerais. Com sede na capital mineira, a Cemes é regulada pela Portaria Conjunta 1.339/PR/2022.

 

 

A medida de segurança é o tratamento aplicado a autor de crime que seja portador de sofrimento psíquico com o fim de tratá-lo para que se torne apto a conviver em sociedade. Existem duas espécies de medida de segurança, a privativa de liberdade (internação em hospital) e a restritiva (tratamento ambulatorial).

Prioridade para as medidas de segurança

 

Para tratar das medidas de segurança, o magistrado deve atender os advogados mediante agendamento, cuja solicitação precisa ser formulada pelo sistema Balcão Virtual, dando-se preferência aos atendimentos de urgência. O atendimento das partes e dos advogados prioriza o uso do Balcão Virtual, mas abrange, ainda, outros meios eletrônicos, como e-mail, telefone ou aplicativo de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo ou de voz.
Os processos de execução de medidas de segurança e seus incidentes tramitam pelo Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), em conformidade com as diretrizes do Núcleo de Justiça 4.0 e do projeto Juízo 100% Digital, observadas as disposições da Lei Federal 11.419/2006, sobre a informatização do processo judicial, e do Provimento 355/2018 da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

Serviço

 

Evento: Descerramento da Placa de Inauguração da Central de Execução de Medidas de Segurança 4.0 (Cemes)

Local: Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça – Rua Goiás, 253 / 3º andar, Centro, Belo Horizonte

Data: 18/5 (quarta-feira), às 10h30.