Política

Presidente Lula participa da premiação da OBMEP nesta terça-feira (11

IMPA

Presidente Lula participa da premiação da OBMEP nesta terça-feira (11)

650 estudantes de todo o Brasil vão receber medalha de ouro da matemática

O Rio de Janeiro recebe na próxima terça-feira (11) a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Promovida pelo IMPA, a maior competição científica do país reúne anualmente mais de 18 milhões de participantes. Ao todo, 650 estudantes são premiados com a medalha de ouro e recebem a honraria numa cerimônia especial com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros Camilo Santana (Educação), e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador, Cláudio Castro, também participam da solenidade na terça-feira (11), às 15h30, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

“A cerimônia de premiação nacional da OBMEP celebra o talento presente em todos os recantos deste país continental, numa festa emocionante que culmina mais um ciclo da realização da Olimpíada”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

A 18ª edição contou com mais de 18,3 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros.

A premiação é o evento mais aguardado pelos estudantes que se destacaram na competição. A organização da OBMEP promove a logística para trazer os medalhistas de ouro à cerimônia e para que tenham uma experiência única. Após seis anos em outras cidades, o evento volta ao Rio de Janeiro, onde fica a sede do IMPA. Os estudantes chegam no domingo (9) para participar de atividades, palestras, e sorteios de brindes.

Nove alunos do IMPA Tech, programa de graduação do IMPA, estarão entre os premiados com o ouro da OBMEP. Inaugurado este ano, o processo seletivo levou em conta o desempenho em olimpíadas do conhecimento. Nascido em Cocal dos Alves, no interior do Piauí, Alex Vieira está no bacharelado graças a sua trajetória na competição. “A OBMEP foi fundamental para eu começar a gostar da matemática e querer aprender mais.”

Além das 650 medalhas de ouro nacionais entregues na solenidade, a 18ª OBMEP já distribuiu em cerimônias regionais 1.950 medalhas de prata, 5.850 medalhas de bronze nacionais e 48.163 menções honrosas. Os medalhistas nacionais da OBMEP são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos alunos de escolas públicas que integram o programa.

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

 

 


Visualizar todas as imagens em alta resolução
 

Deixe um comentário